GLOBO É PRIORIDADE: IMPEDIMENTOS LEVAM O SPORTV A NÃO TRANSMITIR OS PRINCIPAIS JOGOS DE FUTEBOL

30 de agosto de 2019 207

Flávio Ricco no UOL informa que, são vários os fatores, entre eles alguns não tão recentes, que têm levado o Premiere a ser contemplado com a transmissão dos jogos mais importantes do campeonato brasileiro, em detrimento do SporTV. Acontece que o pay-per-view é o único espaço ainda capaz de fazer crescer receita, ou de criar as condições necessárias para bancar essa tão complexa operação –entendendo-se que, via mercado publicitário, todos os meios possíveis já foram esgotados. Bateram no teto. Por esse motivo é que a maioria dos clássicos estaduais, principalmente entre paulistas e cariocas, com maior número de representantes na competição, passou a ser disponibilizada quase que exclusivamente para os compradores do pacote do futebol.

De acordo com a publicação, e é por isso, também, que as equipes de transmissão do Premiere vieram a ser reforçadas, sempre com a escalação de seus principais valores, nestes últimos tempos. No SporTV só Copa do Brasil e Libertadores seguem normalmente. Pelo menos, por enquanto. Pouca gente se lembra que o SporTV sempre teve a terceira escolha dos jogos do Brasileirão. A primeira é da TV Globo, a segunda do Premiere e, apenas depois dessas, a do SporTV. Mais dois aspectos precisam ser levados em conta: a TV Globo normalmente utilizava dois jogos por rodada (em alguns casos até três), e o SporTV não tem o direito de exibição dos jogos para a praça/estado onde se realizam.

O SporTV também veio a enfrentar o compartilhamento de direitos com a Turner. Dos 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, o canal possui os direitos de 13 e a Turner (TNT e Space), de 7. Obviamente isso também limita as suas opções de escolha. O Premiere tem o direito de transmitir partidas de 19 clubes (o Athletico Paranaense não assinou), e a TV Globo tem os 20, completa o portal.