Gosta de sabores inusitados? Conheça o Ovo da Páscoa de cerveja preta e bacon

12 de abril de 2019 1324

Os ovos de Páscoa já invadiram as prateleiras de supermercados e docerias. Para agradar os amantes de chocolates, os sabores vão dos mais tradicionais aos mais inusitados. E um desses sabores inimagináveis chamou a atenção do LIVRE e dos que se aventuram a provar misturas pouco convencionais.

Já imaginou um ovo de chocolate a base de cerveja preta e bacon caramelado? Parece impossível ao paladar, mas essa versão tem feito sucesso na confeitaria de Leide Evangelista, 33 anos.

A fachada da Maria Baunilha – confeitaria da qual Leide é proprietária – tem ares dos cafés parisienses, com enfeites delicados e românticos. Mas ela esconde um sabor tão potente quanto os pubs de cervejas rústicas dos subsolos britânicos.

Leide, que há 6 anos trabalhava como vendedora em um shopping de Cuiabá, viu nos doces a oportunidade de melhorar a renda da família e ficar mais perto dos filhos, Benjamim de 4 anos e Nicole de 6 anos. Ao lado do marido e sócio, Marcelo, a doceira começou sem muitos recursos e sem nunca ter feito um curso profissionalizante. As primeiras aulas foram os vídeos tutoriais do Youtube para aprender a preparar os ovos de Páscoa.

Inicialmente, com pouco dinheiro para investir, Leide se programou para a produzir apenas 50 ovos. “Não podia correr o risco de ter chocolates sobrando. Foi tudo muito calculado e, confesso, com um pouco de medo. Estava explorando algo que não dominava muito bem, mas busquei a perfeição. Seriam poucos ovos, mas seriam os melhores”, lembra a doceira.

A técnica foi se aprimorando, até o preparo de um produto final de qualidade. “Eu sempre tive esse lado perfeccionista e queria que meu ovo fosse 100% chocolate. Não acho justo temperar o chocolate ou usar o fracionado. A qualidade não é a mesma”, explicou.

Ao final da Páscoa daquele ano, Leide havia vendido 100 ovos. O dobro do que imaginava.

Criatividade

Suas guloseimas ficaram famosas através do boca-a-boca. Os bolos de aniversário eram elogiados nas festas e os sabores de cupcakes chamavam a atenção pela criatividade. Torta de limão Siciliano, maçã verde ou até mesmo com geleia de caju e castanhas, foram aguçando em Leide a vontade de criar doces cada vez mais diferentes. Suspiros foram transformados em apetitosos coelhinhos que enchem os olhos e se desmancham na boca. Uma das tantas opções de presentes que saem do ateliê de Leide,

“Gosto de pensar fora da caixinha. De criar algo saboroso, mas ao mesmo tempo diferente de tudo que já foi provado. Além das minhas pesquisas na internet, eu também sonho com os sabores”, contou, se referindo aos sabores ‘Choconinho” – junção de chocolate e leite Ninho – e Bolo Nick, a base de brigadeiro gourmet, leite ninho e prestígio e que foi feito em homenagem a filha, Nicole.

A ideia surgiu após as tantas pesquisas feitas por Leide na internet. Sempre muito curiosa e em busca de novidades, se inspirou nos sabores que fazem sucesso nos Estados Unidos, como Red Velvet e sobremesas a base de bacon. Nascia então o cupcake de bacon caramelado. Mas Leide ainda não estava contente.

Ovo de cerveja preta e bacon

O ovo de Páscoa inusitado que levou o LIVRE até a Maria Baunilha surgiu das inúmeras pesquisas na internet e curiosidade sobre sabores que fazem sucesso em outros países. No caso do bacon caramelado com cerveja preta, a mistura veio das tradições culinárias dos americanos, que não dispensam o bacon nem no café da manhã, além de serem apreciadores de guloseimas agridoces.

Os primeiros testes de Leide foram com os cupcakes. Ela sentiu, no entanto, que apenas a junção chocolate e bacon e caramelo ainda não era suficiente. Foi então que teve a ideia de adicionar cerveja preta ao recheio de ganache. Mistura que deu a explosão de sabores.

O defumado e a crocancia do bacon triturado, sob o creme de brigadeiro e cerveja preta, faz da invenção de Leide um dos mais disputados em sua confeitaria. O sucesso foi tamanho que o doce ganhou a versão Ovo de Páscoa. Mas vale lembrar que a sobremesa é destinada aos adultos, por conter o teor alcoólico da cerveja.

Os ovos médios variam de 450 a 500 gramas e saem a R$ 59,90.

As encomendas deste e de outros sabores curiosos podem ser feitas até dia 18 de abril pelos telefones (65) 9 8135-4610 ou (65) 2136-9455. Os interessados também podem pedir pelo perfil no Instagram @mariabaunilhaconfeitaria.