Governo da Colômbia e ELN retomam negociações em meio a cessar-fogo
O governo da Colômbia e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) iniciaram nesta quarta-feira em Quito o quarto ciclo de negociações de paz, em meio a um histórico cessar-fogo bilateral.
"O quarto ciclo se inicia com bons augúrios", disse o diplomata Juan Meriguet em declaração divulgada pela chancelaria equatoriana.
Meriguet é o representante do Equador, que junto com Brasil, Cuba, Chile, Noruega e Venezuela acompanha como as negociações realizadas desde fevereiro em Quito.
Em setembro, ao fim da terceira rodada de diálogo, ambas as partes pactuaram pela primeira vez na história um cessar-fogo temporário que entrou em vigor no dia 1 de outubro e que se estenderá até janeiro.
O cessar-fogo é o maior avanço alcançado pelo governo do presidente Juan Manuel Santos e a guerrilha no contexto das negociações para pôr fim a um enfrentamento de mais de meio século.
"Esperamos que as cosas saiam como saíram até agora, com a confiança e o desejo de ambas as partes de conseguir a paz", disse Meriguet à AFP.