GOVERNO PREPARA NOVO PROGRAMA SOCIAL PARA DIMINUIR BOLSA FAMÍLIA

6 de novembro de 2017 692

Em mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida do brasileiro de baixa renda, o Governo Federal lança um novo programa social com a meta de melhorar a renda de milhares de famílias. A proposta é diminuir a quantidade de cadastrados no Bolsa Família. saiba mais!

Governo Prepara Novo Programa Social para Diminuir Bolsa Família

Governo Federal lança programa Progredir
Em uma ação conjunta entre Ministério da Educação e Governo Federal começa a funcionar em breve o Progredir. A ação também possui parceria com o Ministério do Desenvolvimento focando na qualidade de vida do cidadão.

 

O Progredir funciona oferecendo vagas em cursos de qualificação de mão de obra apenas para quem realmente não pode pagar por um curso privado. Os beneficiados são membros de família de baixa renda, com até um salário mínimo e meio de salário.

Um dos principais motivos do Bolsa Família fazer sucesso é o valor pago todos os meses com recadastramento a cada dois anos. Contudo, para voltar ao mercado de trabalho (ou se inserir) e não precisar mais receber o benefício fica por conta do beneficiado. Ele precisa de uma ajudinha ainda.

Muitos dos beneficiados continuam se recadastrados no programa federal porque não conseguem emprego. Não possuem oportunidade para isso. A ação do Progredir visa aumentar as chances de assinar a carteira dos cadastrados no novo projeto. Com isso eles saem do benefício mensal, economizam verba do governo e ainda se tornam mão de obra economicamente ativa. É um projeto com diversos benefícios para a economia nacional.

Quem pode entrar no Progredir?

Mais de R$ 3 bilhões de reais serão investis em cursos de qualificação profissional. São cursos técnicos, de curta duração para aprender uma profissão o mais rápido possível e conseguirem uma vaga de emprego.

As regras para concorrer às vagas nos cursos são:

Fazer parte de uma família de baixa renda – até um salário mínimo e meio;
Ser inscrita no Cadastro Único;
O Progredir foca em jovens e adultos, sem limite de idade. Deve beneficiar mais de 28 milhões de família, as já inscritas no Cadastro Único e desafogar as contas do governo.

Por enquanto apenas esses grupos citados acima devem se beneficiar do programa. Mas caso haja uma boa aceitação do público e mais apoio, podem ser inseridos novos grupos sociais.

Os cursos são na área de mecânica, elétrica, escritório e outros. São sempre de curta duração e com sala de aula com teoria e prática juntos. Material de estudo é gratuito, assim como a concorrência nas vagas e o curso completo.

Como se inscrever no Progredir
Mais de um milhão de membros do Bolsa Família com os cursos devem deixar o benefício social e migrar para vagas de emprego.

 

Por enquanto as inscrições são apenas para o Cadastro Único nas unidades da prefeitura de cada cidade. As vagas nos cursos serão disponibilizadas para matrícula em breve sem pagar taxa.

Todo o curso será gratuito com certificado de qualificação profissional. Empresas parceiras do Governo devem entrar na empreitada oferecendo emprego e ajudando ao trabalhador conquistar mais uma vez um salário.