Greve dos caminhoneiros mobiliza o país, ampliam chances dos novos à Câmara Federal, deputados reunidos na RRS
Caminhoneiros – A greve iniciada hoje (21) pelos caminhoneiros em pelo menos 11 estados demonstra a insatisfação da categoria com a política econômica do combustível praticada pelo governo Temer. O preço elevado do diesel que representa 47% do custo da atividade é uma das razões da manifestação nacional. As estradas não estão bloqueadas, mas com o trânsito reduzido, pois os caminhoneiros estacionam seus veículos de forma a permitir passagem aos carros particulares. A paralisação é motivada por caminhoneiros autônomos.
Organização – A organizadora do protesto, Associação Brasileira dos Caminhoneiros-Abcam orienta que as rodovias não devem ser bloqueadas, e que não é necessário colocar fogo em pneu, fechar estradas e colocar em risco o patrimônio de terceiros. Os caminhoneiros dão exemplo, pois uma reivindicação da categoria não precisa prejudicar outras, como ocorre com os constantes bloqueios de estradas até para protestos localizados. Um absurdo. O diesel teve alta nas refinarias de 57,78% de 3 de julho do ano passado e está entre os principais motivos da mobilização nacional.
Federal – As perspectivas relacionadas as eleições para a Câmara Federal em Rondônia movimentam os bastidores da política. Dos oito federais pelo menos dois estão com projetos maiores. Mariana Carvalho, que preside o PSDB no Estado poderá disputar o governo. Só não concorre ao Senado, porque não tem idade, apesar de ter uma reeleição, a princípio, tranquila. Outro nome em condições de se reeleger a federal sem muitas dificuldades é do presidente regional do DEM, Marcos Rogério. Ele trabalha a pré-candidatura à reeleição, mas de olho em uma das duas vagas ao Senado.
Federal II – Dos oito federais, além dos dois citados pelo menos mais dois têm chances reais de reeleição: Marinha Raupp (MDB) e Expedito Neto (PSD). Já Lúcio Mosquini (MDB), Lindomar Garçom (PRB) e Luiz Cláudio (PR) terão dificuldades e Nilton Capixaba (PTB) tem problemas com a Justiça Eleitoral. Caso Mariana e Marcos Rogério optem por disputar o governo do Estado e Senado, respectivamente, aumentam as chances de novos nomes para comporem a futura bancada na Câmara Federal.
RRS – A realização da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná, que terá início da quarta-feira (23) mobiliza os segmentos agropecuário e político, esta semana. A mostra, na sua 7ª edição é uma vitrine para a população e laboratório para o produtor, devido as palestras técnicas oferecidas até o próximo sábado (26), data do encerramento. Na quinta-feira (24) às 9h os deputados estarão realizando sessão ordinária no recinto da feira. Na pauta assuntos de interesse regional.
Respigo
As convenções partidárias, ainda, estão distantes (20 de julho a 5 de agosto), mas a movimentação política no Estado já é grande. O MDB que tem como pré-candidato ao governo o presidente da Assembleia Legislativa (Ale) Maurão de Carvalho promove encontros regionais na capital e no interior como o de Cacoal no último sábado (19) +++ O PDT do senador e pré-candidato Acir Gurgacz também está mobilizando sua militância e realizando reuniões todos os finais de semana. Até o PT, presidido pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro se movimenta e reuniu filiados e simpatizantes em Jaru no sábado (19) +++ A semana que tem início hoje (21) será “morta” na área política em Porto Velho devido ao feriado municipal da próxima quinta-feira (24) dia de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira da capital. Além do feriado os órgãos públicos, como a Ale decretou ponto facultativo na sexta-feira (25), medida que deverá ocorrer nos demais poderes (Executivo e Judiciário), além de outros órgãos públicos.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
