Guarulhos: PF realiza operação contra tráfico de cocaína em bagagens

11 de março de 2025 42

São Paulo — A Polícia Federal (PF) realiza, nesta terça-feira (11/3), uma operação contra uma organização criminosa que usa o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos para enviar drogas para o exterior.

De acordo com a PF, o esquema envolve a colocação de malas com cocaína dentro de aeronaves, simulando bagagens despachadas normalmente.

Na operação desta terça-feira, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de São Paulo, Osasco e Guarulhos.

Esquema de malas com cocaína

Conforme já noticiado pelo Metrópoles, há pelo menos uma década o Primeiro Comando da Capital (PCC) opera um esquema de envio de drogas para a Europa em bagagens despachadas no Aeroporto Internacional de São Paulo.

A facção paga o equivalente a um ano de salário para funcionários da área restrita trocarem malas de passageiros pelas bagagens com cocaína, driblando a fiscalização.

Quando as bagagens com drogas chegam até seus destinos, os funcionários corrompidos já sabem quais malas devem procurar. Para isso, recebem fotos das bagagens, enviadas por mensagens de celular.

Em seguida, esses funcionários procuram se antecipar aos profissionais que não foram aliciados, de acordo com a polícia europeia. Assim, retiram as malas das aeronaves, levando-as para “um local seguro”, longe da fiscalização, e as levam para fora do aeroporto.

 

Fonte: Valentina Moreira