Gurgacz sinaliza que vai começar a “bater em Confúcio” no horário eleitoral

5 de setembro de 2018 632

E ainda, OAB quer desoneração fiscal para  compra de equipamentos de informática a advogados

Desoneração Tributária

Uma iniciativa inédita da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) pode abrir um precedente favorável em todo país para a classe. Embasada na legislação que criou o Processo Judicial Eletrônico (PJe), a entidade encaminhou petição ao Conselho Federal da OAB e ao governador de Rondônia, Daniel Pereira, pedindo a desoneração fiscal sobre insumos indispensáveis ao exercício da advocacia. Como os poderes Executivo e Judiciário, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), impuseram a implantação do PJe, não houve outra alternativa senão os advogados e advogadas realizarem investimentos maciços em informatização, demandando compra de equipamentos de ponta como computador, scanner, tokens, entre outros equipamentos. Também foram obrigados e investir em assinatura eletrônica.

Pai da criança

Elton Assis é um dos autores da proposta, o conselheiro federal e ouvidor nacional do Conselho Federal da OAB,  ressalta que não há como trabalhar com o PJe sem um bom conjunto de equipamento e uma internet confiável. Proposta interessante que encontrou respaldo no meio jurídico.

Asper

Ministério Público Eleitoral está de olho no candidato da Associação dos Trabalhadores no Serviço Público no Brasil – ASPER, Chico Pinheiro. Uma denúncia protocolada com base nas informações de um processo trabalhista, dão conta de que a ASPER pode ter contratado uma terceira empresa para dar suporte nos planos de saúde dos associados. A empresa estaria em nome da esposa de Chico Pinheiro e de um conhecido médico de Ji-Paraná, entre outras pessoas. Desta forma o dinheiro da Associação estaria sendo repassada por esta empresa a candidatura de Chico Pinheiro, que concorre a uma das vagas da Assembleia Legislativa de Rondônia. Resta aguardar o desfecho do Ministério Público Eleitoral.

Deferidos

Foram deferidos os registros de candidaturas de Expedito Júnior (candidato ao governo) e Laerte Gomes (deputado estadual) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. No caso de Laerte havia um pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral, que alegou ter havido omissão por parte de Laerte Gomes no dever de prestar contas de recursos relativos a convênios com a União à época em que foi prefeito de Alvorada do Oeste. A defesa do tucano foi patrocinada pelo eleitoralista Márcio Nogueira, do escritório Rocha Filho, Nogueira e Vasconcelos Advogados. Já no caso de Expedito não houve nenhum tipo de empecilho.

Encalacrado

Já Nilton Capixaba está em sérios apuros nas mãos do Ministério Público. O órgão pediu que o TRE proíba o deputado, que é candidato à reeleição, de usar recursos do fundo partidário além do indeferimento de seu registro de candidatura. O parlamentar é presidente estadual do PTB e já havia recebido R$ 1.15 milhão. O MPE também quer ele fora da propaganda eleitoral gratuita.

Mudança de rumo

Acir Gurgacz já sinalizou que vai começar a virar suas baterias para Confúcio Moura. Em programa eleitoral, teceu críticas ao hospital de Ariquemes, que segundo ele “destinou recursos como senador para as obras”. Segundo ele, “em seu governo não vai ter obra parada por causa de secretário incompetente. Não cumpriu a missão, está demitido”. Acho que ele falava de Pimentel…

Nessa esteira

Gurgacz espera ganhar a simpatia dos que rejeitam Confúcio e de quebra ainda favorece seu candidato ao senado, Jesualdo Pires. A conferir nos próximos programas.

Escândalos em série

PAINEL POLÍTICO publicou nesta terça-feira, os 9 principais escândalos do governo Confúcio Moura. Se você não sabia ou havia esquecido, CLIQUE AQUI para ver.

Pacientes com enfisema podem se beneficiar com terapia de células-tronco

Durante a XXXIII Reunião Anual da FeSBE (Federação de Sociedades de Biologia Experimental), que acontece ao longo desta semana em Campos de Jordão, cientistas de todo o país estão compartilhando trabalhos que trarão inúmeros benefícios às vidas das pessoas. Em resumo, é um evento do bem. Para quem sofre de enfisema, por exemplo, as pesquisas da médica Patricia Rieken Macêdo Rocco marcarão um antes e um depois no que diz respeito à doença. As células-tronco multipotentes, que são capazes de se dividir e se transformar em outros tipos de células, são primeiro retiradas da medula óssea e depois injetadas no paciente. Trata-se de uma terapia que ainda é considerada experimental, mas que já ganhou a primeira batalha contra a burocracia: atualmente, basta que os projetos sejam chancelados pelos chamados comitês de ética em pesquisa, ligados a unidades hospitalares de pesquisa. A doutora Patricia agora se dedica a um tratamento voltado para quem tem enfisema. Há um tipo de enfisema, chamado heterogêneo, que não acomete o pulmão igualmente – ao contrário do homogêneo, que se espalha por todo o órgão. A abordagem convencional, e de prognóstico ruim, era uma cirurgia redutora para retirar a área do pulmão mais lesada, mantendo as áreas relativamente mais preservadas. Graças a uma parceria entre a UFRJ e a UFRGS, os doentes têm se beneficiado de uma técnica que combina a colocação de válvulas endobrônquicas, também via broncoscopia, e a terapia com células mesenquimais (um tipo de célula-tronco). “Esses pacientes apresentam colônias de bactérias no pulmão, o que aumenta a predisposição para infecções. A célula-tronco tem um papel anti-inflamatório e bactericida, o que potencializa o efeito das válvulas. É emocionante ver a mudança na qualidade de vida das pessoas, como dispensar o oxigênio, ou tomar banho sozinho. Quem conhece a doença sabe a diferença que isso faz”, resume.

 
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)

Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .