H&M põe criança negra a vestir sweat com a palavra "macaco"

8 de janeiro de 2018 635

AH&M está a ser criticada nas redes sociais por ter apresentado no seu site de e-commerce do Reino Unido uma criança negra com uma sweat onde se pode ler a inscrição ‘O macaco mais fixe da selva’.

 

Segundo o Huffington Post, foi um colunista do New York Times, Charles M. Blow, que alertou para esta situação no seu Twitter questionando se a H&M tinha perdido “a cabeça”. As reações não tardaram e a H&M está a ser acusada de racismo.

Nas redes sociais muitos consideram que a relação entre a criança e o que se lê na sweat é óbvia.

“Estou certo de que a H&M está ciente das conotações negativas”, pode ler-se num dos tweets que circulam na internet.

 

 

 

 

I am certain @hm is aware of the negative connotations presented. Why @hm ? Blatant racism? Deliberate ignorance?

 

Aliás, para alguns, toda a coleção de sweats e a forma como as crianças foram escolhidas passa uma mensagem errada. Uma criança branca posa com uma sweat onde se lê a expressão ‘especialista de sobrevivência na selva’.

 

View image on TwitterView image on Twitter
 

but wait for it...there’s also the loaded message on the orange hoodie...the junior tour guide & jungle official survivor expert...the entire narrative is a fail for 2018.

 

 

A própria H&M já terá percebido a sua monumental falha. Agora no site de e-commerce da marca para o Reino Unido, mantêm-se as crianças brancas a envergar as outras sweats mas já não é possível encontrar a criança negra a vestir a sweat que originou a polémica.