Habite-se ilegal a conjunto habitacional, Mesa Diretora da Ale movimenta bastidores da política, consenso poderá levar a candidatura única
Prefeito – Após disputar uma das duas vagas ao Senado nas eleições de outubro último, o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires curtiu férias com a família e está de volta ao trabalho no comando da sua empreiteira na Capital da BR. Como foi prefeito de Ji-Paraná em duas eleições seguidas e renunciou no segundo mandato para disputar o Senado, ele não poderá concorrer ao mesmo cargo nas eleições do próximo ano. Jesualdo ficou na terceira colocação para o Senado com mais de 190 mil votos. É candidato de peso político para disputar o governo do Estado em 2022, pois hoje é um nome com densidade eleitoral em todo o Estado.
Habite-se – Porto Velho recebeu recentemente centens de casas e apartamentos de conjuntos habitacionais construídos em parceria do governo federal com o estadual. São cerca de 4 mil (casas e apartamentos) sem o mínimo de infraestrutura exigida por lei. Onde estão centro comercial (mercado, farmácia, açougue, etc.), posto de saúde, posto policial, escola, mobilidade (pavimentação, calçada, meio-fio, guia, sarjeta) saneamento básico (água encanada e tratada, rede de esgoto com estação de tratamento, galeria pluvial)? São condições mínimas para a entrega de um conjunto residencial.
Mesa – A posse dos deputados eleitos e reeleitos em outubro último, que ocorrerá no próximo dia 1º no Centro de Eventos Talismã, na capital a partir das 14h e logo em seguida a eleição da Mesa Diretoria mobilizam a política regional. Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), Alex Redano (PRB-Ariquemes) e Jean Oliveira (MDB-Alta Floresta) aspiram ao posto de presidente, ocupado hoje pelo deputado Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza). Na última semana mais um nome entrou na lista: Eyder Brasil (PSL) que teria o apoio do governador Marcos Rocha (PSL).
Diretora – A expectativa é que teremos uma eleição muito concorrida à Mesa Diretora. Lebrão e Laerte sãos mais experientes. Lebrão já foi vice-prefeito (Costa Marques), está no terceiro mandato de deputado e foi o mais bem votado (20.357 votos) nas eleições de outubro último. Laerte foi prefeito em Alvorada do Oeste e está no segundo mandato de deputado. Redano teve experiência como vereador e presidente da câmara de vereadores em Ariquemes e Jean vereador em Porto Velho e deputado reeleito para o terceiro mandato.
Opção – O lançamento da candidatura de Eyder Brasil com apoio do governo do Estado deu uma chacoalhada na campanha rumo a presidência da Mesa Diretoria. Em entrevista ao site de notícias “Extra” de Vilhena, o vice-governador José Jodan (PSL) disse que Eyder Brasil não é o candidato que tem o apoio do Poder Executivo. Oficialmente o governador Marcos Rocha, ainda, não se pronunciou sobre a eleição à Mesa Diretora da Ale, e realmente não é de competência do Executivo Estadual, mas há sempre interesse, pois caminhar juntos é importante para os dois Poderes. As apostas do governo estariam sobre Lebrão e Luizinho Goebel (PV-Vilhena), aliado de primeira hora do governador. Pode até ocorrer uma terceira via e candidatura única. Há ummam Cruz no meio do caminho...
Respigo
Hoje (15) pela manhã o governador Marcos Rocha esteve na Assembleia Legislativa (novo prédio) onde manteve longa conversa com o 1º secretário da Mesa Diretora, Lebrão, reeleito e candidato a presidir a Ale a partir de 1º de fevereiro próximo. Certamente o assunto prioritário foi a eleição da Mesa onde o Executivo tem interesse direto, apesar de não admitir +++ O prédio onde funcionava a Ale abrigará a Escola do Legislativo. Além de espaço amplo o legislativo estadual deixará de pagar aluguel para a Escola, que estará abrigada em instalações próprias +++ O deputado estadual Airton Gurgacz (PDT-/Ji-Paraná), que não se reelegeu nas eleições de outubro último é o nome forte do partido para disputar as eleições a prefeito do próximo ano em Ji-Paraná. A princípio teremos uma disputa acirrada entre Airton e o deputado estadual reeleito, Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), que tem como prioridade se eleger prefeito de Jipa.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
