Ibope movimenta política no Estado, expontânea embola os líderes, Expedito, Acir e Maurão disputam o segundo turno
Pesquisa – A TV Rondônia (Rede Globo) publicou ontem (22) a primeira pesquisa do Ibope em Rondônia a governador e ao Senado. Como a campanha política no rádio e na TV terá início somente no dia 31 deste mês, o resultado serve como parâmetro, um alerta. Até o próximo dia 17, quando terminará o prazo para mudança de candidato teremos mudanças no quadro atual.
Pesquisa II – Três dos nove candidatos a governador de Rondônia com maior potencial de voto, pela estrutura e composições partidárias saem na frente. Expedito Júnior – “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas), Acir Gurgacz – “Juntos para um Novo Tempo em Rondônia” (PDT/PP/PR/PTB/PSDC/SD/PSB/PTC) e Maurão de Carvalho – “Rondônia, Unidos somos fortes” (MDB/PODE/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV) pela pesquisa do Ibope/TV Rondônia (Rede Globo) as expectativas: Expedito com 30%. Acir 15% e Maurão 10%.
Pesquisa III – O quadro não se altera quando o instituto pesquisa de forma expontânea. Expedito continua na liderança, com 9% das intenções de voto, Acir 5%, Maurão 3% e Pimenta 1%. Os números entre os quatro primeiros ficam mais aproximados, mas o índice de brancos e nulos sobe para 18% e de “não sabe” de 56%. Isso demonstra que os candidatos devem buscar o contato com o eleitor, que só se manifesta quando é estimulado. É o que espelha a pesquisa.
Senado – A pedido da Rede Amazônica (TV Rondônia-Globo) também foi feita pesquisa para o Senado. Na estimulada Confúcio Moura (MDB) 34%, Fátima Cleide (PT) 25%, Valdir Raupp (MDB) 21%, Marcos Rogério (DEM), 11%, Carlos Magno (PP) 10%, Edésio Fernandes (PRB) 7%, Aluízio Vidal (Rede) 6% e Jesualdo Pires (PSB) 6%. Os demais somaram 3% ou menos. Na expontânea Confúcio 9%, Raupp 5%, Fátima 4%, Jesualdo 2%, Marcos Rogério 2%, Aluízio Vidal, Carlos Magno, Edésio Fernandes e Tito Paz 1%. Os demais 0%.
Propaganda – Como o Horário Eleitoral Gratuito terá início apenas no próximo dia 31, somente, após pesquisas realizadas uma semana ou dez dias depois teremos um perfil de como estará se conduzindo a maioria dos eleitorado de Rondônia. Nesta primeira pesquisa a surpresa é o candidato do Psol, Pimenta de Rondônia, com 4% das intenções de voto. A pesquisa foi estimulada e teve um percentual até baixo de brancos/nulos 20% e de não sabe de 10%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) RO-03015/2018 e Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-09340/2019 e a margem de erro é de 3%.
Respigo
O empresário de Porto Velho do ramo de reciclados (latinha, garrafa pety, etc), o Carlos da Lagoinha, o popular “Gurdurinha” está na disputa de uma das vagas a deputado estadual, pelo PDT, nas eleições deste ano. Bem relacionado na região da zona Leste, Carlos tem participação efetiva nas causas sociais e agora busca espaço político para se eleger deputado +++ Hoje (23) termina o prazo para pedido de impugnação de candidatura. O ato pode ser feito por um candidato, partido, coligação ou pelo Ministério Público +++ Ontem (22) publicamos na coluna que Ariquemes tem a primeira bancada de parlamentares na Assembleia Legislativa (Ale). D fato é, mas do interior, porque Porto Velho tem hoje sete deputados (Jean Oliveira-MDB, Aélcio da TV-PP, Anderson do Singeperon-Pros, Léo Moraes-Podemos, Hermínio Coelho-PCdoB, Jesuíno Boabaid-PMN, Ribamar Araújo-PR) e lidera a bancada na Casa do Povo. A Ale tem hoje 24 deputados e 22 deles são candidatos à reeleição. Maurão é candidato a governador e Léo Moraes a deputado federal.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
