Importância de Rocha e Hildon nas eleições a prefeito de Porto Velho, a polêmica eleição suplementar em Candeias do Jamari, leilão de madeiras apreendidas
Candeias – Os vereadores aprovaram a realização de eleição suplementar em Candeias do Jamari, para escolha do prefeito e vice para um mandato-tampão até o final do ano, pois teremos eleições municipais (prefeito, vice e vereadores) em outubro próximo, dentro do calendário eleitoral brasileiro. Apesar de a equipe jurídica do legislativo municipal chancelar, que a decisão dos vereadores para eleição suplementar é legal, a decisão não tem unanimidade no meio jurídico. Como a decisão foi na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ainda, não se pronunciou. As datas para eleições suplementares este ano já foram divulgadas: 14 de janeiro (que já se foi), 4 de fevereiro, 3 de março, 7 de abril, 28 de abril, 9 de junho, 10 de novembro e 1º de dezembro.
Prefeito – Não se tem dúvidas que o apoio do governador Marcos Rocha (UB) e do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) a uma candidatura à prefeitura da capital será fundamental. Assim como Hildon, Rocha vota em Porto Velho onde é seu domicílio eleitoral, que foi fundamental no processo de reeleição em 2022. Hoje, o que se comenta nos bastidores da política é que Rocha e Hildon tem pré-candidatos diferentes para concorrer à sucessão municipal. A ex-deputada federal e presidente regional do Republicanos, Mariana Carvalho, que já foi vereadora em Porto Velho seria a preferida de Hildon. Já Rocha, que não tem nenhuma divergência com Mariana, teria como pré-candidato o deputado federal Fernando Máximo (UB), que é do seu partido e foi secretário de Estado da Saúde no primeiro mandato do governador. Máximo também é o deputado federal mais bem votado no Estado, (85.526 votos).
Prefeito II – Além de Máximo, o governador Marcos Rocha também tem outro nome de ponta em condições de concorrer à Prefeitura de Porto Velho, e com enormes condições de sucesso, a deputada federal Cristiane Lopes, também do União Brasil. Ela já foi vereadora em Porto Velho e disputou o segundo turno das eleições a prefeito em 2020, quando foi derrotada por Hildon com uma diferença de pouco mais de 9% dos votos válidos. Rocha e Hildon não terão dificuldades em apoiar pré-candidatos com bom desempenho já demonstrados em eleições anteriores como os citados. Se ambos fecharem questão em somente um nome, certamente as chances de sucesso são maiores, mas em caso de divisão, com certeza um deles não chegará ao segundo turno ou talvez, os dois, pois em política a divisão de votos é fatal no processo eleitoral. Como as convenções partidárias para escolha dos candidatos serão somente de 20 de julho a 5 de agosto, até lá muita água passará embaixo da ponte...
Leilão – Inteligente, oportuna, necessária e exemplar a iniciativa do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Polícia Militar (PM), de a realização no dia 31, das 9h às 12h de leilão de madeiras apreendidas em operações de fiscalização ambiental. O certamente será na sede da unidade ambiental no Bairro Santa Izabel em Candeias do Jamari. Serão leiloadas madeiras das espécies ipê, jatobá, angelim, dentre outras, que estão disponíveis no linc : https://www.pm.ro.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/SEI_0045088197_Edital_1.pdf. Os interessados devem apresentar propostas de acordo com o Anexo 1 do edital, que está disponível no link. A presença dos participantes será facultativa e as propostas poderão ser entregues pessoalmente na Divisão de Patrimônio do BPA, enviadas pelo Correios, ou pelo e-mail: controlefinanceiro.bpa@outlook.com, até a véspera do leilão. Os envelopes deverão estar lacrados e identificados com o número do lote e o nome do proponente. No caso de pessoa jurídica, deverá ser apresentada também a Licença de Operação (LO).
Balsas – O que intriga é a destruição de balsas, tratores, pás carregadeiras, equipamentos, etc., apreendidos com garimpeiros praticantes de atividade ilegal ao longo do Rio Madeira, por exemplo. Constatamos com frequência a divulgação da destruição dos produtores de apreensão, geralmente com fogo, dentro do rio, o que também é uma prática de agressão ao meio ambiente, quando poderiam ser leiloados ou mesmo doados para as prefeituras, a maioria com carência de equipamentos para utilização dos motores e madeiras das balsas, além dos tratores, pás carregadeiras, etc. Também o DER-RO, que tem problemas com falta de máquinas e equipamentos pode ser favorecido. A ilegalidade deve ser combatida, punida, mas o bom senso e a responsabilidade com a coisa pública também, porque, desde a apreensão em flagrante, de bens e materiais, eles se tornam público, propriedade do governo (federal, estadual, municipal). A destruição é questionável.
Respigo
O feriado de instalação do município de Porto Velho foi confirmado para a próxima quarta-feira (24), quando funcionarão somente os serviços essenciais do município. Alguns órgãos públicos (federal e estadual) optaram pelo feriado, mas na sexta-feira (26) trabalhando normalmente na quarta-feira +++ Hoje (22) temos dois jogos da semifinal da Copa São Paulo de Futebol Sub20, a Copinha 2024. Dois clubes de São Paulo estão na semifinal, Corinthians e Novohorizontino. Além de Flamengo (RJ) e Cruzeiro (MG) +++ Flamengo e Cruzeiro jogam a partir das 18h30. Corinthians e Novorizontino às 20h30, ambos com transmissões ao vivo pelo SporTV +++ Os vencedores disputarão o título na final, e os perdedores, o terceiro lugar e quarto lugares. O jogo que decidirá campeão será no dia 25, aniversário de São Paulo (470 anos), mas o local, ainda, não está definido +++ Na terça-feira (23), no Mercado Cultural de Porto Velho ocorrerá o lançamento da Camisa e da Marchinha 2024 da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), maior bloco carnavalesco da Região Norte, a partir das 9h. Também será apresentado aos convidados, segundo a assessora de Imprensa da BVQQ, nossa colega Yale Dantas, a faz (quase) tudo, os convidados conhecerão o Circuito Manelão.