Inscrições abertas: Concurso Caixa 2024 enfoca tecnologia e inclusão
O conhecimento em tecnologia da informação será essencial para os candidatos que aspiram aos cargos do recém-publicado concurso da Caixa Econômica Federal. O edital enfatiza que tais competências serão exigidas em todas as seções da prova.
Professores indicam tópicos relevantes de estudo
Professor Deodato Neto, especialista em concursos públicos no ramo da tecnologia da informação, informa que os temas mais prevalentes serão aqueles relativos a probabilidades estatísticas, compliance, segurança, moedas virtuais, blockchain, entre outros.
Outros tópicos que estão sob o foco dos examinadores incluem comportamentos digitais, inteligência emocional aplicada à liderança e atendimento bancário. O professor ainda menciona o potencial de um forte enfoque em liderança digital e marketing digital.
Inclusão e Acessibilidade em destaque
Além dos tópicos tecnológicos, o concurso também enfatiza a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência no atendimento bancário, mencionando mesmo a Lei Brasileira de Inclusão.
A Prova para Técnico de Informação
As demandas dos candidatos à posição de Técnico de Informação serão altas. Além da necessidade de conhecer todos os tópicos expostos anteriormente, eles devem também dominar conceitos técnicos que englobem sistema gerenciador de banco de dados, funções de uma inteligência artificial, entre outros.
Relevância da Argumentação e Coesão Textual
Para se sair bem, os candidatos devem evitar desviar-se do tema proposto e desenvolver uma argumentação sólida em seu discurso. Fabrício Dutra, professor de Língua Portuguesa, aconselha que os candidatos pratiquem suas habilidades de argumentação e leitura intensivamente, e afirma que a coerência textual é uma qualidade muito valorizada pelos avaliadores.
Concurso da Caixa Econômica Federal
O concurso, organizado pela Fundação Cesgranrio, oferece 2 mil vagas para Técnico Bancário e Técnico Bancário em Tecnologia da Informação, e mais 50 vagas de nível superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março, através do site da Fundação. As provas serão realizadas no dia 26 de maio.
Os contratados estarão sujeitos as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a convocação dos aprovados está prevista para iniciar a partir do mês de agosto.