INSS passa a informar via WhatsApp pessoas que têm agendamentos para BPC/Loas

16 de junho de 2026 23

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar, nesta segunda-feira (dia 15), uma comunicação via WhatsApp para pessoas que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). A partir de agora, esses cidadãos serão informados sobre as avaliações sociais agendadas. O objetivo é reduzir o número de faltas, já que muitos deixam de comparecer às agências da Previdência Social nos dias agendados para atendimentos.

Segundo o INSS, a mensagem enviada pelo aplicativo de mensagens vai trazer:

  • Confirmação do agendamento da avaliação social
  • Data, horário e local do atendimento
  • Avisos de proximidade da data agendada
  • Orientações importantes para comparecimento ao atendimento
  • "A autenticidade da informação é garantida pelo selo azul de conta verificada (selo de conta verificada) da conta do Governo do Brasil no WhatsApp e, também, pelo recebimento da mesma mensagem diretamente na caixa postal do aplicativo Gov.br", alertou o INSS.

    Para receber o aviso, é necessário estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico). O pedido pode ser realizado pelo Meu INSS e telefone 135.

     

    O que é o BPC/Loas

     

    O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a idosos a partir de 65 anos e a pessoas com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade social. O valor pago é equivalente a um salário mínimo mensal (R$ 1.621).

    Para ter direito, é preciso ter renda familiar per capita (por pessoa da família) de até 25% do salário mínimo (R$ 405,25), calculada com base em informações do Cadastro Único (CadÚnico).

    Não é necessário ter contribuído para o INSS ao longo da vida para ter direito ao pagamento, desde que seja comprovado o critério de renda exigido e que a pessoa com deficiência não tenha condições de exercer uma atividade laboral. Mas, em caso de morte, o benefício não é transformado em pensão para os herdeiros.

    No caso de pessoas com deficiência, o interessado passa por análise de um assistente social do INSS e perícia médica.

  • No caso de idosos, é feita uma análise administrativa da renda e da composição familiar, para verificar se o requerente atende aos critérios de concessão do BPC/Loas. Essas pessoas, portanto, não passam por perícia médica.

    Cuidado com golpes

    Segundo o INSS, os cidadãos devem sempre desconfiar de qualquer mensagem recebida fora da plataforma Gov.br que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados.

    "O Governo do Brasil não solicita dados pessoais, como CPF e endereço, nem realiza cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp", informou o instituto.

Fonte: POR EXTRA