Janela Partidária a vereadores que querem mudar de partido, Vilhena “ganha” mais uma facção criminosa, PM garante a segurança na área rural
Eleições – Estamos iniciando um ano eleitoral, quando em outubro próximo serão eleitos –e reeleitos– prefeitos e vereadores nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Como estamos a menos de nove meses para as eleições em primeiro turno (6 de outubro) os dirigentes partidários estão mobilizados, mesmo com o recesso parlamentar, na corrida em busca de nomes para concorrer aos cargos eletivos. É importante, que os vereadores que estão dispostos a disputar a reeleição estejam bem informados pelos seus assessores da existência de um prazo legal, a “Janela Partidária”. Ela proporciona aos legisladores municipais a mudança de partido sem a perda do mandato. É importante que o eleitor saiba, que o mandato pertence ao partido, por isso o compromisso com a fidelidade partidária é fundamental, por isso, quem deixar o partido fora do prazo perde o mandato.
Janela – Para as eleições municipais deste ano, o vereador que pretenda buscar a reeleição e queira mudar de partido terá que esperar a Janela Partidária, que será de 7 de março a 5 de abril. Os candidatos a prefeito e à reeleição para o mesmo cargo não depende da janela, pois é cargo majoritário, assim como é do presidente da República, governadores e senadores. Muitos entendem que o cargo de senador é proporcional, mas ele é majoritário. "A regra é válida somente para candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais e que estão no fim do mandato", diz a Lei nº 9.096/95. Quem é vereador e vai disputar a reeleição deve se enquadrar na Janela Partidária, caso pretenda mudar de partido.
Violência – O jornal eletrônico “Extra de Rondônia”, com sede em Vilhena publicou matéria estampando a realidade da violência e da criminalidade na cidade, situação que também ocorre em Porto Velho e na maioria das cidades do Estado, com o crescimento das facções criminosas. Em Vilhena a disputa de território entre facções onde predominam o PCC e Comando Vermelho ficou mais violenta com a entrada de mais uma, a Tropa da Revolução (TDR) formada por ex-presidiários. Como PCC e Comando Vermelho não aceitam mais uma facção em seus territórios, a ordem é “matar geral”, por isso o elevado volume de execuções nas últimas semanas. O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Felipe Bernardo disse que as investigações confirmaram que as mortes são devido a “acertos de contas”, mas que a situação está sendo analisada com o devido cuidado que o assunto merece e que, inclusive, há um dos integrantes preso. O policiamento ostensivo-preventivo foi ampliado em Vilhena.
Segurança – A iniciativa da Polícia Militar de Rondônia em fortalecer a segurança nas áreas rurais funciona com eficiência. O trabalho é desenvolvido por equipes do 9º Batalhão da PM desde setembro com o Programa de Segurança Rural em todo o Estado, mas o 9º BPM, que é de Porto Velho vem atuando com eficiência nos distritos no atendimento às famílias do campo. Já foram visitadas mais de 800 propriedades rurais por equipes do 9º BPM e colocação de mais de 200 placas de identificação em pontos estratégicos comunicando sobre o monitoramento das áreas. No material encaminhado não foram apresentados os números sobre o programa, mas a informação é que a redução da violência no campo vem sendo reduzida de forma gradativa como invasões de propriedades e furtos de defensivos, pois se produz muita soja na região. É importante destacar, que boa parte dos equipamentos foi doada pelos produtores, que são parceiros no programa.
Aulas – As inscrições para as escolas da rede pública no município de Porto Velho estarão abertas até o próximo dia 12. A informação é da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e já foram efetivas mais de 5 mil inscrições correspondentes a Chamada Escolar 2024. Para confirmar as matrículas os alunos devem encaminhar todos os documentos como certidão de nascimento, número do CPF do estudante, cartão do SUS, RG, CPF; duas fotos 3/4, carteira de vacinação atualizada, comprovante de endereço, cartão do Bolsa Família se for beneficiário, número do telefone para contato, e-mail, histórico escolar ou declaração de escolaridade e RG e CPF do responsável legal. As vagas excedentes, serão disponibilizadas no período de 16 a 18 de janeiro nas unidades escolares do município.
Respigo
A Assembleia Legislativa (Ale) está funcionando desde a segunda-feira (8) em horário corrido. O atendimento ao público até o final deste mês de janeiro será das 7h30 às 13h30 +++ As sessões plenárias ocorrerão soment, após o Carnaval. A primeira sessão ordinária está prevista para o dia 20 de fevereiro às 15h +++ A Prefeitura de Porto Velho já disponibilizou o pagamento do IPTU para este ano de 2024. Quem efetuar o pagamento até o final deste mês de janeiro terá um desconto de 10% +++ A opção para pagar em fevereiro tem um desconto de 50% menos, ou seja, de 5%. A partir de 1º de março o contribuinte poderá parcelar em até dez vezes sem o pagamento de juros +++ Para esclarecer as dúvidas da população, a Semfaz disponibilizou quatro pontos de atendimento físico nas zonas Sul, Norte, Leste e Centro. Confira os endereços: sede da Secretaria Municipal de Fazenda - av. Sete de Setembro, 744, Centro;
- Biblioteca Viveiro das Letras - av. Jatuarana, 5068, bairro Cohab;
- Praça CEU - rua Antônio Fraga Moreira, bairro JK;
- Tudo Aqui do Porto Velho Shopping - av. Rio Madeira, 3288, bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
