Jesualdo fora da lista de prefeituráveis em Ji-Paraná, deputada participa da abertura do ano letivo em Porto Velho, Banda espera 250 mil pessoas nas ruas

12 de fevereiro de 2024 36

 Ji-Paraná – Na coluna de ontem (8) abordamos pesquisa realizada pelo Instituto Phoenix, a prefeito de Ji-Paraná onde se destacaram os nomes do deputado estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSD), ex-secretário de Estado da Saúde, João Durval e o prefeito Isaú Fonseca (UB). Recebemos muitos questionamentos sobre de o porquê o ex-prefeito (dois mandatos seguidos) Jesualdo Pires (PSB) não estar entre os mais bem votados. A razão é simples, pois a pesquisa foi estimulada e o nome de Jesualdo não constava da lista de opções, porque é um dos nomes fortes para disputar o Governo do Estado em 2026 e, no caso de concorrer a prefeito de Ji-Paraná ficaria o projeto ficaria prejudicado. Se vencer, terá que renunciar com pouco mais de um ano de mandato para concorrer a governador ou senador; se perder terá dificuldades em 2026, pois certamente estará um prefeito adversário na sua base eleitoral.

Vereador – O ex-deputado estadual Eyder Brasil, filiado ao PL adiantou que é pré-candidato a vereador em Porto Velho, nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Eyder teve um mandato de deputado estadual e não conseguiu se reeleger nas eleições de 2022, mas disse que não pretende abandonar a política e que estará disputando uma das vagas a vereança na capital, que a partir de 2025 terá mais dois vereadores, pois foi aprovada a ampliação de 21 para 23 pela atual legislatura. Hoje a maioria dos 21 vereadores está disposta a tentar a reeleição, e, somente quem está inelegível não concorrerá, mas os demais estão todos dispostos a obter mais um mandato, chances ampliadas com a abertura de mais duas vagas.

Voos – A Gol Linhas Aéreas entrou com pedido de recuperação judicial no último mês de janeiro e que foi acatado pelo Tribunal de Falências de Nova York, nos Estados Unidos. A Gol informou que encerrou 2023 com endividamento de R$ 20,17 bilhões. Em caso de falência da Gol, Porto Velho ficará, ainda, com mais prejuízos quando o assunto está relacionado a voos para outras regiões do País. Se hoje os preços das passagens são abusivos e os voos limitados, a situação poderá piorar no caso de a empresa deixar de operar. Há mais de 20 anos a companhia opera em Rondônia e, até 2009 era a aérea com maior número de voos para o Estado. O horizonte relacionado a avião comercial em Rondônia não é de “céu de brigadeiro”.  

Educação – O ano letivo (2024) em Porto Velho foi aberto na última quarta-feira (7) em solenidade na Escola Municipal de Educação Infantil São Pedro, no Bairro Pedrinhas. A primeira dama do município, a deputada estadual Yeda Chaves (UB-PVH) participou da solenidade e falou sobre suas ações como parlamentar voltadas para o setor educacional. “Realizei a alocação de recursos para atender 17 unidades escolares, direcionadas especialmente à aquisição de materiais permanentes como, por exemplo, computadores, notebooks, móveis planejados, eletrodomésticos, reformas de cozinha e refeitório”, disse na solenidade. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) argumentou que desde o início de sua gestão em 2017, apenas 30% dos alunos estavam alfabetizados na Idade Certa. “Saímos para 95%. Todos esses avanços que estamos obtendo à frente da Educação de Porto Velho, ocorrem graças ao empenho de cada um de vocês”.

Banda – Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) maior bloco de carnaval de rua da Região Norte, que ocorrerá no sábado (10) nas principais ruas do centro de Porto Velho. Expectativa da participação de público acima de 250 mil pessoas para o desfile da BVQQ fundada pelo inesquecível e saudoso Manoel (Manelão) Mendonça, hoje muito bem conduzida pela sua filha, Siça Andrade. A concentração da banda será na Praça das Três Caixas D´Água a partir das 15h e o desfile previsto para iniciar às 17h. folião que adquirir o abadá desfilarão com segurança no cordão de isolamento. Ainda é possível adquirir a camiseta na sede da banda na Rua Joaquim Nabuco, 2.368, área central da capital.

Respigo

O Ministério Público (MP) de Rondônia estará em regime de plantão durante os dias de Carnaval (12 a 14/02) para atendimento de demandas urgentes. Os plantões em Porto Velho atenderão pelo telefone (69) 99970.9683 ou plantaosaude-pvh@mpro.mp.br para questões relacionadas à saúde; pelos contatos (69) 98484-0389 e plantaocivel-pvh@mpro.mp.br para casos de natureza cível e extrajudicial +++ Desde quinta-feira (8) que várias ruas da área central de Porto Velho estão interditadas devido ao Carnaval. Parte da Pinheiro Machado estava fechada para a circulação de veículos na tarde de quinta-feira (8) +++ Quem tem que circular pelo centro da capital deve buscar informações antecipadas sobre as ruas que estão com partes interditadas, mesmo durante o dia. E dirigir com o máximo de atenção e cuidado para se evitar acidentes +++ E a Seleção Olímpica conseguiu vencer a Venezuela (2x1) na noite de quinta-feira e decidirá a vaga para as Olimpíadas de Paris em julho/agosto próximo. Antes precisa vencer a Argentina no domingo (11), às 19h.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)