Ji-Paraná tem a segunda maior bancada na Ale, diretores de escolas em Porto Velho escolhidos por seleção, Brasil espera pelo adversário
Deputado – A composição da Assembleia Legislativa (Ale) mudará a partir da próxima terça-feira. O suplente, Aziz Rahal (Patriota) assumirá a cadeira hoje ocupada pelo deputado Eyder Brasil (PL), que entrou com pedido de licença para tratamento médico. Aziz somou mais de 6 mil votos nas eleições de 2018, na época no PSL e ficou na primeira suplência da coligação. Nas eleições deste ano Aziz concorreu pelo Patriota, mas não conseguiu se eleger. Desde o início do governo Marcos Rocha (UB), que Aziz esteve no comando do Instituto de Peso e Medidas-Ipem. Deixou o cargo para concorrer ao parlamento estadual. Aziz será empossado na sessão ordinária da próxima terça-feira (6), às 15h.
Ji-Paraná – Com a posse de Aziz, o município de Ji-Paraná, segundo maior e mais importante do Estado também será o segundo em número de deputados estaduais com mandato na Ale-RO. Além de Aziz, Jipa tem os deputados Ari Saraiva (PSB), que assumiu recentemente com a licença para tratamento de saúde de Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé), Laerte Gomes (PSD), que se reelegeu com a maior votação da história do parlamento estadual (25.603 votos) nas eleições gerais de outubro último, e Jhony Paixão (PSDB), que não conseguiu se reeleger. Jipa também é forte na política em nível federal, com dois senadores (Marcos Rogério-PL e Acir Gurgacz-PDT) e a deputada federal Sílvia Cristina (PL), que se reelegeu para mais um mandato.
Educação – Correta a iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, que escolherá em processo seletivo, por competência, os diretores e vices da rede municipal de educação. Corretamente a meta é melhorar a qualidade na gestão de escolas com profissionais da área capacitados para os cargos. Foi criada pela Semed (secretaria da Educação) a Comissão de Seleção Geral, que é composta por sete membros para comandar o certame. Segundo a titular da Semed, Gláucia Negreiros, ““é uma forma de equilibrar e melhorar a gestão escolar, através do mérito. Além disso, ainda estamos cumprindo uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que dá condições na gestão democrática da Educação”. O exemplo da capital deveria ser seguido por outros municípios.
Brasil – A seleção brasileira que disputa a Copa do Mundo no Catar e busca o hexacampeonato joga na sexta-feira (2), às 15h (RO) com Camarões, apenas para cumprir tabela, pois está classificada para as oitavas de final, que é uma fase mata-mata. Quem perder está fora da Copa. Um empate no jogo de amanhã garantirá o primeiro lugar para o Brasil, independente dos demais resultados, que enfrentará o segundo colocado do Grupo H (Portugal, Gana, Uruguai e Coréia do Sul), que também não está definido. Portugal já está classificado com seis pontos em dois jogos e Gana está em segundo com três pontos e joga contra o Uruguai, que a exemplo do adversário tem um ponto ganho.
Brasil II – As informações dos bastidores da seleção é que o treinador Tite irá utilizar a maioria dos jogadores reservas para o jogo contra Camarões. A desproporção entre as duas seleções é enorme, mesmo o Brasil utilizando os jogadores considerados reservas, que são tão competentes como a maioria de os titulares. Uma derrota para Camarões seria a possibilidade de se encontrar um elefante listrado nas ruas de Porto Velho. Tite também já teria definido, que o capitão será o veterano lateral direito, Daniel Alves, que provocou inúmeras reações, contrárias, da crônica esportiva e dos torcedores brasileiros, na convocação da seleção verde e amarela. O jogo contra Camarões é apenas para cumprir tabela e ajustar a seleção. O mais importante é saber quem será o adversário na próxima fase: Portugal, Gana ou Uruguai!
Respigo
A Ale-RO terá dois deputados novatos a partir da próxima semana, com as posses dos suplentes, Aziz Rahal (Patriota) e Ari Saraiva (PSB), ambos de Ji-Paraná. Apesar de estreantes na Casa do Povo estarão discutindo e votando matéria das mais importantes, que é o Orçamento do Estado de Rondônia 2023 +++ A peça orçamentária do próximo está estimada em mais de R$ 13 bilhões, 30% superior ao deste ano. O orçamento que atende Executivo, Legislativo e Judiciário está sendo analisado nas comissões permanentes da Casa de Leis e deverá ser votado até o dia 20 de dezembro +++ Muitas reclamações da promoção nacional chamada de Black Friday que promete descontos elevados nos preços de mercadorias. Mas não é bem isso que ocorre na realidade +++ Há um mês checamos o preço de um notebook em uma badalada empresa instalada em Rondônia com matriz em Manaus. Na quarta-feira fomos chegar o preço do mesmo computador que teria 30% de desconto +++ Checamos e o preço é o mesmo de um mês atrás, pois os cerca de 30%, que seria de descontos estava acrescido ao preço anterior. É o fim da rosca...
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
