Jogo de empurra entre Estado e União deixa pacientes com hepatite sem remédio antiviral

23 de julho de 2018 491

Uma denúncia recebida na última semana deixou à mostra a forma desleixada com que os pacientes com hepatite são tratados no Sistema Único de Saúde (SUS): há duas semanas não há o medicamento Tenofovir, usado no combate do vírus. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), a culpa é do governo federal.

Segundo a denúncia recebida, desde o último dia 04 está faltando o Tenofovir no Centro de Referência de Medicamentos Especializados de Rio Branco (Creme). “Esse remédio é extremamente importante para os portadores de hepatite manterem sua carga viral zerada e a interrupção do tratamento pode trazer complicações”, afirmou o denunciante, que pediu para ter o nome preservado.

Sem informações no Creme

Segundo o denunciante, a orientação no Creme tem sido a mesma: ligar todo dia pra lá e perguntar se o remédio chegou. “Mas eles não dão previsão nenhuma, sendo que o medicamento pode chegar amanhã ou daqui a um mês”, reclamou.

Para os portadores de hepatite viral, a falta do Tenofovir pode levar a uma resistência por parte do vírus e acabar com todo o tratamento já realizado. “O Ministério Público do Estado do Acre [MPAC] deveria acompanhar melhor estas situações e defender a população”, cobrou.

Sesacre se defende e culpa União

Em resposta a um pedido de informações sobre a falta do medicamento, a Sesacre informou que o remédio é de responsabilidade e competência do Ministério da Saúde (MS) e este não vem entregando.

Segundo a informação oficial, um problema junto ao fornecedor do remédio estaria criando as dificuldades e a situação só deve começar a se normalizar a partir do dia 23 de julho.