Justiça Eleitoral confirma Abdo Benítez como presidente eleito do Paraguai

22 de maio de 2018 402

A Justiça Eleitoral declarou ,a segunda-feira, oficialmente, o conservador Mario Abdo Benítez como presidente eleito do Paraguai, após as eleições do dia 22 de abril, ao mesmo tempo que confirmou como a força mais votada no governante Partido Colorado, com o líder, Horacio Cartes, como novo senador.

Segundo a contagem definitiva, Abdo Benítez, que será proclamado no dia 25 de maio, venceu com uma vantagem de 3,68% sobre o candidato da oposição, o liberal Efraín Alegre, o que equivale a uma diferença de pouco mais de 95 mil votos.

O colorado Abdo Benítez venceu com um total de 1.206.067 votos (46,42%) na candidatura que incluía Hugo Velázquez para a vice-presidência.

Alegre recebeu 1.110.464 votos (42,74%), segundo os dados definitivos do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE).

Na apuração provisória, divulgada ao encerramento das urnas, Abdo Benítez se impôs com 3,7% dos votos sobre Alegre, que também preside o Partido Liberal, o maior da oposição.

Já na Câmara Alta, o Partido Colorado obteve 17 cadeiras, com Cartes em primeiro lugar na lista de senadores por essa formação, enquanto o Partido Liberal conquistou 13 assentos.

Na Câmara dos Deputados, o calculo foi parcial, na pendência de uma resolução do Supremo Tribunal de Justiça sobre uma cadeira disputada por dois candidatos da oposição.

Todos os candidatos eleitos serão proclamados oficialmente no dia 25, no Banco Central do Paraguai.

A cerimônia de posse do novo governo será no dia 15 de agosto, que marcará o fim dos cinco anos de Cartes na presidência.

No entanto, está previsto que Cartes renuncie antes, para fazer o juramento como senador no dia 1º de julho e evitar a duplicidade de funções.