LAVA JATO – Furto à Transpetro é uma das acusações contra Valdir Raupp

A Transpetro é uma empresa subsidiária da Petrobrás, responsável pelo transporte e logística de combustíveis, de propriedade pública ela possui mais de 14 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 47 terminais (20 terrestres e 27 aquaviários) e 56 navios. Para suas atividades necessita de prestadores de serviços contratados através de licitação.
Dentro desse contexto entra o nome do senador rondoniense Valdir Raupp (PMDB), ele foi apontado durante o levantamento das informações da operação Lava Jato, de integrar uma quadrilha formada por congresssitas e empreiteiros que direcionavam as licitações e desviavam parte do dinheiro.
Durante as ações deflagradas pela Polícia Federal na 47ª fase da Operação Lava-Jato, ficou constatado que as propinas recebidas pelo grupo de Valdir Raupp giravam em torno de R$ 7 milhões, porém ainda é impreciso afirmar o total do possível furto cometido contra a Transpetro.
Gozando do Foro Privilegiado em decorrência de seu mandato de Senador, Valdir Raupp está com essa denuncia tramitanto no supremo tribunal em Brasília, porém, com o lento andamento das ações, caso Raupp não consiga mais um mandato, deverá cair nas mãos do juiz Sérgio Moro.
Ex-deputados denunciados no mesmo processo de Raupp foram encaminhados ao juiz Sérgio Moro após decisão do supremo. A situação do senador rondoniense é delicada, porém, mesmo com tantas denuncias em suas costas Raupp segue sem nenhum impeditivo para retornar ao cargo do qual é acusado de ter utilizado de forma indevida.