Lazinho é exemplo de democracia, a desconfiança com decisões do Supremo, prefeita de Vilhena cassada poderá disputar a eleição?
Vilhena – A cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da prefeita de Vilhena, Rosani Donadon (MDB) traz à discussão uma prática comum de boa parte dos políticos, inclusive em Rondônia: abuso de poder econômico e propaganda eleitoral antecipada. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terá que marcar nova eleição no município, que deverá ocorrer imediatamente, após a publicação do Acórdão.
Candidata? – A inelegibilidade de Rosani ocorreu por abuso de poder econômico, nas eleições de 2008, quando ela concorreu como vice do marido, Melki Donadon, num evento realizado por familiares numa chácara tendo a presença de eleitores. A inelegibilidade é de oito anos, mas como a legislação é complexa fica a pergunta: Rosani poderá candidatar-se já que agora estaria elegível, pois já se passaram os oito anos?
Candidata II – O advogado Caetano Neto, que é pré-candidato ao Senado pelo Podemos e um dos estudiosos da legislação eleitoral diz que Rosani “não pode ser candidata na eleição que será marcada pelo TRE chamada de suplementar, porque foi ela (Rosani) quem deu causa à inelegibilidade”, argumentou. Devido a isso ela não poderá concorrer. A eleição será apenas para prefeito e vice e não a vereador.
Consciente – O deputado Lazinho da Fetágro (PT-Jaru).um dos destaques da atual legislatura demonstrou coerência e consciência do trabalho parlamentar nos acalorados debates no plenário na última quarta-feira (11), quando esteve em pauta o aumento do nível do rio Madeira na Usina de Santo Antônio, em Porto Velho. Foi voto vencido, porque votou contra a permissão, mas ocupou a tribuna, após a votação para destacar a importância do debate, mesmo que seja acirrado. “A decisão plenária tem que ser respeitada, porque é soberana”.
STF – A credibilidade brasileira está no subsolo. O jornalista Josias de Souza, do UOL, blog mais lido do Brasil define em seu comentário de hoje (12) a precariedade da Justiça brasileira. Veja trecho da sua coluna sobre as últimas decisões do STF: “quem mais perde é o próprio Supremo. Não há propriamente um plenário. Cada ministro se considera um supremo. Numa Corte em que a soma dos egos interfere no produto, o resultado é uma autofagia que converte a Justiça numa loteria. Radicalizando-se a insensatez, chega-se à automutilação. No limite, o Supremo não decidirá coisa nenhuma definitivamente. Arrisca-se a virar um templo das liminares. É o fim da rosca...
Respigo
Pessoa muito ligada ao ex-deputado estadual Valter Araújo garante que ele estará participando das eleições deste ano. Afirmou que Valter participará da disputa de uma das vagas ao legislativo estadual +++ Nas eleições de 2010 foi o deputado estadual mais bem votado. Somou 22.186 votos e estava filiado ao PTB +++ Hoje (12) por volta das 13h choveu com intensidade em várias regiões de Porto Velho. Como sempre ocorre nessas ocasiões inúmeros bairros e parte da área central ficaram alagados, criando uma séria de transtornos para a população +++ Nas eleições de 2010 ao governo do Estado, quando o ex-governador Confúcio Moura (MDB) se elegeu para o primeiro mandato, o deputado estadual Cleiton Roque (PSB-Pimenta) foi candidato a vice-governador do saudoso Eduardo Valverde, ex-deputado federal e uma das mais importantes lideranças estaduais do partido, o PT. Naquelas eleições o PT disputou o governo com chapa “puro sangue”, pois Cleiton Roque também estava filiado ao partido vermelhinho.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
