Legislatura atual teve três deputados cassados, campanha eleitoral inicia com plotagem de veículos, Cassol, Rogério e Pereira colocam o pé no acelerador
Campanha – As eleições gerais de outubro próximo, após o final do prazo para apresentação das atas com os nomes dos candidatos aos diversos cargos eletivos já mobilizam os candidatos, cabos eleitorais e a população. Muitos candidatos já iniciaram a plotagem de veículos na madrugada de terça-feira (16) demonstrando, que teremos eleições das mais disputadas em Rondônia, para a escolha do governador e seu vice, uma das três vagas ao Senado, Assembleia Legislativa (Ale) e Câmara Federal. A expectativa é de renovação em torno de 60% na Ale-RO e 50% do parlamento federal. Dois oito federais, três são candidatos a outros cargos eletivos: Mariana Carvalho (Republicanos) e Jaqueline Cassol (PP) disputam à única das três vagas ao Senado e Léo Moraes (Podemos) ao governo do Estado. Lúcio Mosquini (MDB), Sílvia Cristina (PL), Crisóstomo de Moura (PL), Expedito Netto (PSD) e Mauro Nazif (PSB) concorrem à reeleição.
Deputados – A atual legislatura não está fechando os 4 anos de mandato de forma positiva. Nada relacionado ao trabalho das mesas diretoras, primeiro com Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná) e hoje com Alex Redano (PRB-Ariquemes). Com a cassação de Geraldo da Rondônia, de Ariquemes, eleito pelo PSC, esta semana, é o terceiro deputado que perde o mandato na atual legislatura. Antes foi Edson Martins, do MDB e Aélcio da TV, do PP. É muito importante que o eleitor analise com responsabilidade a sua missão de votar, para que não tenhamos deputados com mandatos cassados, para que o Estado consiga manter seu ritmo forte de desenvolvimento. É necessário que o voto seja consciente e responsável.
Leilão – No dia 11 de setembro será realizado o 2º Leilão Direito de Viver, no Distrito de Samuel, de Candeias do Jamari, para angariar fundos para o Hospital de Amor da Amazônia em Porto Velho, especializado no atendimento a pacientes com câncer. Estão sendo arrecadadas as doações (gado e prenda) pelos telefones (69) 9.9397.8046 (Geraldo sem Medo) e 9.9244.1635 (Tonin Cerejeiras). O leilão será realizado a partir das 9h na chácara Maria Eduarda, Linha 9,5. A expectativa é de participação efetiva de doadores e arrematadores, devido a nobreza da causa e da importância do Hospital de Amor para a região.
Governador – O ex-governador Ivo Cassol (PP) e o senador Marcos Rogério (PL), ambos candidatos a governar Rondônia a partir de 2023 estão trabalhando diuturnamente suas candidaturas, após a abertura da campanha na terça-feira (16). Cassol cumpriu desde o início da semana uma peregrinação a órgãos de comunicação de Porto Velho participando de diversos programas de rádio e TVweb e sempre afirmando: “o que os últimos governos não fizeram em 12 anos iremos fazer em 4”. Já o senador Marcos Rogério teve reunião com lideranças comunitárias em Porto Velho, na manhã de hoje (18), à tarde com representantes do mesmo segmento em Machadinho do Oeste e à noite em Ji-Paraná. O ex-governador Daniel Pereira (Frente Democrática) participou do programa Band Cidade (Canal 9). Dos demais candidatos, ainda, não estamos recebendo a agenda diária.
Federal – A ex-prefeita de Vilhena, Rosani Donadon (PSD) é candidata a deputada federal. Após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcar eleição suplementar a prefeito e vice de Vilhena, porque Eduardo Japonês e sua vice Patrícia a Glória foram cassados devido à prática de crime eleitoral nas eleições de 2020 circularam comentários em vários órgãos de comunicação do Estado, que Rosani teria desistido de concorrer à Câmara Federal para disputar a prefeitura. Esta semana Rosani esteve na redação do site “Extra de Vilhena” e confirmou, que é candidata a deputada federal, e que prioriza a região em vários setores “principalmente Saúde, Educação e Infraestrutura”, além de outros segmentos não menos importantes. Rosani e o presidente regional do seu partido, o deputado federal Expedito Netto são nomes em potencial à Câmara Federal.
Respigo
O vereador de Ariquemes, Rodrigo Saulinho (PSC) é um dos candidatos da região da Produção, a deputado estadual. Saulinho é filho do ex-deputado estadual Saulo Moreira, que durante três mandatos seguidos ocupou cadeira na Ale-RO +++ O deputado estadual Jesuíno Boabaid (PSD-PVH), que assumiu na quarta-feira (17) devido à cassação do ex-deputado Geraldo da Rondônia (PSC-Ariquemes) esteve na manhã de hoje (18) na sede da Escola do Legislativo, mantida pela Ale-RO. Jesuíno percorreu as instalações da EL com o diretor-geral, Fábio Ribeiro +++ Como se esperava o Flamengo venceu o Athetico Paranaense (1x0) e vai à semifinal da Copa do Brasil. Espera por São Paulo e América Mineiro, que jogam hoje (18) à noite no Independência em Minas Gerais +++ No primeiro jogo o São Paulo venceu por 1x0. Basta um empate para o tricolor se classificar e enfrentar o Flamengo.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
