Léo Moraes, Jesualdo Pires e Mauro Nazif entre os fortes grupos políticos de Rondônia; a crítica situação dos pedintes em Porto Velho, convenções das Eleições 2022 a pouco mais de um ano
Podemos – Na Opinião do último sábado (3) com o título “Grandes grupos políticos articulam Eleições 2022 em Rondônia” do RONDONIADINÂMICA, o jovem deputado federal, Léo Moraes, presidente do Podemos no Estado não foi citado. Não por esquecimento, mas porque pouco se tem comentado sobre o futuro do partido em termos de parcerias nos bastidores da política. Talvez seja estratégia. Em passado recente até se comentou sobre uma parceria forte e de futuro com o PSB, presidido em Rondônia pelo deputado federal Mauro Nazif, que passou por problemas de saúde recentemente e não tem participado diretamente das negociações políticas. A parceria envolveria o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ji-Paraná (dois mandatos consecutivos), Jesualdo Pires, do PSB. Ocorre que a união de forças pode ocorrer, o problema é saber qual a intenção de Nazif: reeleição ou Senado? Se for ao Senado, as chances são enormes de uma composição Léo Moraes governador e Jesualdo vice.
Podemos/PSB II – As pessoas com maior proximidade a Léo Moraes dizem que o deputado, ainda, não teria uma definição sobre uma candidatura a governador ou ao Senado. Em qualquer das hipóteses o nome de Jesualdo seria o pilar para uma parceria de peso político-eleitoral. Caso Nazif tenha condições de concorrer e opte pela reeleição, a dobradinha de Léo governador e Jesualdo vice; ou Léo ao Senado e Jesualdo governador e, mesmo Jesualdo governo e Léo senador tendo Nazif como candidato à reeleição teríamos um trio com muita capacidade de voto. Jesualdo foi o quarto mais bem votado com 195.641 votos nas eleições ao Senado de 2018; Léo Moraes foi reeleito com 69.595 votos, o mais bem votado e Nazif reeleito com 30.399 votos, o sétimo mais bem votado. Não há dúvida que é um grupo encorpado eleitoralmente, pois todos são bons de votos.
Pedintes – O assunto já foi abordado pela coluna e, devido à importância social voltamos a bater nas mesmas teclas. O que está ocorrendo com os setores de assistência social da Prefeitura de Porto Velho e do governo do Estado? É impressionante o volume de pedintes nas ruas e avenidas da capital. Nos semáforos da área central desde as primeiras horas da manhã homens e mulheres venezuelanos estão com crianças de colo pedindo ajuda no meio dos carros. Não é possível que essas pessoas, muitos homens com plenas condições de trabalhar explorem as mulheres e os filhos, em vários casos até crianças com 6, 7 anos, que deveriam estar na escola fiquem a maior parte do dia nas ruas com o sol escaldante que ilumina Rondônia diariamente.
Pedintes II – Não é possível, que município e Estado não tenham condições de empregar esses marmanjos, pois muitos deles exploram as mulheres e as crianças. É necessário, que coloquem os pequenos em creches e escolas e deem assistência e orientação às mães. O assunto é gravíssimo, pois envolve exploração a mulher-mãe e as crianças, a maioria venezuelanos e alguns bolivianos. Porto Velho também tem muitos haitianos, mas a maioria está trabalhando, pois são pessoas, que buscam o trabalho e conseguem emprego. O caso dos venezuelanos é preocupante, pois uma das avenidas mais movimentadas da capital, a Jorge Teixeira, que boa parte é a BR 319, tem tráfego pesado de carretas, bitrens e treminhões. Assusta e preocupa pais e mães com crianças de colo ou sendo puxadas pelas mãos circularem no meio dos veículos em busca de ajuda. Até parece que não existe o Conselho Tutelar na capital. É o fim da rosca...
Calendário – No próximo ano teremos eleições gerais para escolha do presidente da República, governadores e vices; uma das três vagas por Estado e do Distrito Federal ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Quem pretende mudar de partido ou se filiar para poder candidatar-se a cargo eletivo no próximo ano tem o prazo até 7 de abril de 2022. As convenções para escolha dos candidatos serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto e o prazo para registro de candidaturas 15 de agosto do próximo ano. A Justiça Eleitora tem prazo até 17 de setembro para julgar todos os casos de registro de candidaturas visando as eleições de 2022. A propaganda eleitoral gratuita estará liberada a partir de agosto e os candidatos terão praticamente somente mais o mês de setembro para a campanha eleitoral, pois o primeiro turno será dia 7 de outubro e onde houver necessidade do segundo, 28, último domingo do mês.
Respigo
A região polarizada por Ouro Preto do Oeste, uma das mais progressistas e importante bacia leiteira do Estado contribui de forma decisiva para o desenvolvimento de Rondônia. O técnico em estatística (pesquisa) Juvenil Coelho tem percorrido o Estado com sua equipe ouvindo o povo sobre o desempenho dos prefeitos no primeiro semestre do mandato iniciado em janeiro último +++ O prefeito de Ouro Preto do Oeste, empresário Alex Testoni (DEM) estaria com a média de aprovação acima dos demais colegas da região da Grande Ouro Preto. Testoni está no terceiro mandato e tem experiência suficiente para conduzir de forma progressiva sua administração +++ Mais de 20 quilômetros de pavimentação asfáltica (recapeamento) estarão sendo executados neste mês em Ji-Paraná. Segundo o secretário de Obras, Enivaldo Soares a recuperação da malha asfáltica é determinação do prefeito, Isaú Fonseca (MDB) e faz parte do Plano de Governo +++ A Assembleia Legislativa (Ale) entrará em recesso a partir de amanhã (7). As sessões ordinárias, que são realizadas às terças-feiras e quartas-feiras só retornarão no próximo mês de agosto, a não ser, que o Poder Executivo convoque os deputados para sessões extraordinárias.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Um plano nefasto
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
