Ler é preciso

13 de dezembro de 2017 1014

 Ao ler o artigo de Vera Paráboli Milanese "A literatura como remédio" (Diário da Região,10-12) me lembrei do ensinamento japonês "O pai que quer bem ao filho o faz viajar". Acrescentaria que, não tendo dinheiro ou disposição, o faça ler, o meio mais barato e eficiente para conhecer o mundo passado e presente. Conforme atestam recentes pesquisas neurológicas, as crianças, mesmo as de família pobre, se desenvolverem o hábito da leitura, além de enriquecer o vocabulário, aumentarão o índice do QI (quociente de inteligência).

            Isso, porém, se o leitor cultivar assiduidade e concentração. Não adianta muito a leitura superficial, sem prestar atenção no sentido das palavras, refletindo sobre seu conteúdo. O que, infelizmente, está acontecendo com a mídia eletrônica, que visa mais informar, pôr em evidência, do que formar a cabeça das pessoas, pelo raciocínio lógico, a verdade histórica, as descobertas científicas. Pessoalmente, prefiro a leitura de textos impressos (livros, jornais, revistas) que me fazem parar para pensar.

            Valeu-me o exemplo de um professor de filosofia quando, eu ainda jovem na Itália, ao ir à sua casa buscar um livro emprestado, a esposa me pediu para esperar, dizendo que seu marido estava ocupado. Após uns dez minutos, a porta do escritório que dava na sala se abriu e o professor apareceu convidando-me a entrar. Estranhei muito, pois não havia ninguém no escritório. Ele, então, me explicou que estava entretido com o autor de um livro muito interessante e não queria perder o fim do capítulo. Que tal passarmos a considerar os grandes autores como amigos que nos ensinam coisas maravilhosas? Sermos ouvintes de Homero, Dante, Shakespeare, Dostoiévski, Darwin, Marx, Freud, Fernando Pessoa, Machado de Assis? Cada um nos apresentando uma diferente visão do mundo!

-- 
Salvatore D' Onofrio 
Dr. pela USP e Professor Titular pela UNESP 
Autor do Dicionário de Cultura Básica (Publit)
Literatura Ocidental e Forma e Sentido do Texto Literário (Ática)
Pensar é preciso e Pesquisando (Editorama)
www.salvatoredonofrio.com.br
http://pt.wikisource.org/wiki/Autor:Salvatore_D%E2%80%99_Onofrio