Light deixa Rocinha às escuras há mais de uma semana. Moradores fecham Lagoa-Barra em protesto, que trava o trânsito da Zona Zul

17 de novembro de 2023 64

Um protesto de moradores da Rocinha contra a falta de luz causou o fechamento da Autoestrada Lagoa-Barra por quase duas horas nesta quinta-feira (16). Por volta das 18h50, o sentido Zona Sul foi totalmente liberado. Já no sentido Barra, apenas uma faixa permanecia fechada.

Os moradores alegam que estão sem energia na região há mais de uma semana. Em nota, a Light informou que somente na última semana foram “127 ocorrências na comunidade, provocadas por sobrecarga na rede elétrica devido ao alto índice de ligações clandestinas” (veja a nota completa mais abaixo).

Às 19h, longos engarrafamentos eram registrados nos dois sentidos, com impactos na Barra e em vários bairros da Zona Sul.

Nota da Light

“A Light permanece com equipes na Rocinha para a execução dos reparos necessários. Somente na última semana, foram 127 ocorrências na comunidade, provocadas por sobrecarga na rede elétrica devido ao alto índice de ligações clandestinas, onde o furto de energia é 83,74%.

Os transformadores da Light – configurados e instalados para atender aos 14.485 clientes da concessionária naquela região (onde vivem mais de 87 mil moradores, segundo dados do IBGE de 2022) – queimam, causando falta de luz.

A Light atua, diariamente, para coibir essa prática em regiões em que consegue atuar com segurança. Já em comunidades, equipes da distribuidora fazem os reparos necessários em parceria com o poder público a polícia e com as Associação de Moradores.”

Fonte: Celeste Silveira