Lira e Pacheco desistem de ir a evento nos EUA

14 de maio de 2024 35

Os presidentes da Câmara e do Senado eram aguardados em encontros com empresários brasileiros promovidos pelo grupo Lide

Em meio à tragédia que atinge o estado do Rio Grande do Sul, os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, optaram por não comparecer a eventos aos quais foram convidados a participar nos Estados Unidos. 

Os líderes do Congresso eram aguardados em Nova York, para encontros com empresários brasileiros promovidos pelo grupo Lide, do ex-governador de São Paulo João Doria.

Segundo a Folha de S.Paulo, o cancelamento de Lira ocorreu por questões pessoais. Já a assessoria de Rodrigo Pacheco informou que, apesar da divulgação feita pelos organizadores do evento, o presidente do Senado “não havia confirmado [presença] em nenhum momento”.

Lula também adia viagem ao exterior

O Ministério de Relações Exteriores anunciou nesta segunda, 13, o adiamento da visita do presidente Lula ao Chile, para se encontrar com o presidente Gabriel Boric entre os dias 17 e 18 deste mês.

O motivo, segundo a nota, foi a “necessidade de acompanhamento da situação das enchentes no Rio Grande do Sul e de coordenação no atendimento à população e nas tarefas de reconstrução”.

Pegou muito mal a visita que Lula fez a Alagoas na sexta, 10, para entregar as chaves de 914 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Tragédia no Rio Grande do Sul

Defesa Civil do Rio Grande do Sulinformou que o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado está em 147. 

Segundo balanço divulgado na segunda, às 18h, 127 pessoas continuam desaparecidas, enquanto 806 ficaram feridas nas enchentes.

Com 450 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas, 538.245 pessoas estão desalojadas, das quais 77.405 estão em abrigos.

O estado contabiliza 2.124.203 milhões de habitantes afetados pelos estragos causados.

Até o início da noite desta segunda, 76.470 pessoas e 10.814 animais foram resgatados das enchentes.

Fonte: Por Terra Brasil Notícias