LULA CRITICA 13,75%/ANO DA SELIC E ORDENA BANCOS COBRAREM APOSENTADOS COM JUROS DO CONSIGNADO DE 26,38%/ANO

13 de abril de 2023 208

Não são somente os analfabetos políticos,os sócios das falcatruas do PT,e os idiotas de todo gênero, os  que festejaram  e continuam festejando a suspeita “vitória” de Lula da Silva como Presidente da República,nas eleições de outubro de 2022.

Mas além dos analfabetos políticos ,dos sócios das falcatruas do PT,e dos idiotas de todo gênero,Lula foi o candidato preferencial também dos banqueiros,que jamais tinham ganho  tanto dinheiro em parte nenhuma do  mundo como ganharam no Brasil da “era petista”,de 2003 até 2018.                                                                                                                                                            Nesse período de “ouro” para os bancos ,não houve um só deles em todo o mundo  que não tenha sido atraído e vindo correndo para cá,pelas benesses governamentais e da própria legislação, no sentido de instalar sucursais ou agências no país,onde poderiam cobrar os juros mais generosos de todo o mundo,desde o momento em que foi abolido o crime da usura,que penalizava quem  cobrasse juros maiores que o dobro do juro  legal,estabelecido no Código Civil (o de 1917),em 6% ao ano,ou seja,seria crime de usura cobrar pelos empréstimo mais que 12% ao ano.  E deve-se ao ex-Presidente Getúlio Dornelles Vargas ter dado um basta na exploração dos bancos,”decretando” o crime de usura (chamado impropriamente “lei da usura”),o que providenciou através do “decreto” Nº22.626,de 1933.

Em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social,dia 28 de março de 2023,supervisionado pelo Presidente Lula da Silva,um “velho” camarada dos banqueiros,o novo teto de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS “saltou” para 1,97%/MÊS,ou 26,38%/ANO.

Lula optou pelos interesses dos  banqueiros,preterindo os famintos e miseráveis aposentados e pensionistas do INSS,exigindo uma manobra totalmente impossível do Banco Central para que baixasse a taxa de juros geral (Selic) fixada atualmente em  13,75%  ao ano,e numa contradição à toda prova mandando os bancos cobrarem juros de 26,38% ao ano nos empréstimos consignados dos aposentados e pensionistas. Os seja,o índice SELIC,que tanto desagrada Lula,é ainda a metade dos juros que ele mandou os banqueiros cobraram dos aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social.

Sérgio Alves de Oliveira

Advogado e Sociólogo

Fonte: SÉRGIO ALVES DE OLIVEIRA
O CONTRAPONTO

Sérgio Alves de Oliveira