LULA NA ENCRUZILHADA: JAMAIS VOLTARÁ A SER O QUE FOI E DESDENHA AQUELES PAPÉIS PARA OS QUAIS CONTINUA APTO

9 de novembro de 2019 504

Lula fez toda sua carreira sindical e política negociando com o outro lado, de forma a obter pequenas vantagens para os explorados sem confrontar os exploradores nem tentar dar um fim à exploração do homem pelo homem.
 
Sua sucessão de derrotas na presente década foi sintomática: o cenário histórico no qual ele se projetou foi definhando, definhando, sumiu...
 
O capitalismo, após passar perto da pior de suas depressões em 2008, nunca se recuperou totalmente. Já não é capaz de assegurar bonança para um número significativo de países, a não ser provocando a penúria numa quantidade muito maior de nações.
 
Adia o acerto das contas imprimindo dinheiro sem lastro, elasticizando cada vez mais os critérios para a concessão de empréstimos (impagáveis!), empurrando com a barriga, enfim.
 
E, no salve-se quem puder dos estertores do capitalismo, quem se salva pertencem ao bloco dos privilegiados de sempre (mas nem todos escapam) e quem sofre são os de sofredores de sempre (quase todos).
 
Em suma, Lula não terá como permanecer em cima do muro, acendendo uma vela a Deus (o povo explorado) e outra ao diabo (os insaciáveis exploradores). E é só isto que ele sabe fazer. Seu tempo passou, e não por força da idade, mas porque sua retórica e seus valores estão irremediavelmente ultrapassados.

Seria bom se lhe caísse a ficha e o Lula se decidisse preparar as novas gerações para tocar as lutas adiante. Mas, todas as vezes em que ele teve oportunidade de passar o bastão, pelo contrário fincou os dedos nele com toda força que tinha. O Ciro Gomes que o diga.

Poderia também nos livrar do Bolsonaro, já que seus erros crassos tiveram importância capital para a entrega do poder aos neofascistas. Afinal, está em dívida com todos que amargamos estes dez meses terríveis (e isto por enquanto, sabe-se lá quanto ainda durará o pesadelo...). 
 
Pode encurtar nossa agonia se dispuser-se a formar uma frente com todas as forças políticas dispostas a reconstruir civilizadamente este país, antes que a barbárie nos trague a todos. 
 
Mas, terá tal desprendimento? Ou continuará priorizando objetivos petistas em detrimento do restante da esquerda, do centro, dos moderados, de todos que ainda não embarcaram no trem fantasma do bolsonarismo?
 
Fiquei contente ao ver Lula finalmente livre da armadilha em que o aprisionaram. Depois das revelações do Intercept Brasil, se não o soltassem, seria melhor devolver o país para os portugueses. Passaríamos menos vergonha.
 
Mas, não esconderei o jogo: vou ter pesadelos todas as noites enquanto continuar existindo a possibilidade de que o populismo de esquerda venha a alimentar o populismo de direita, fornecendo-lhe uma razão para existir, e vice-versa. 
 
Pois, se o pior destino para o povo brasileiro seria a concretização dos planos golpistas dos olavos e papalvos (Bolsonaros inclusos), o segundo pior é os dois populismos monopolizarem as opções e manterem o país indefinidamente patinando sem sair do lugar. 
 
Temos de destravar o futuro enquanto ainda há um futuro para salvarmos. (por Celso Lungaretti)
 
A VISÃO DEMOCRÁTICA (POR CELSO LUNGARETTI )