Marcelo Cruz anuncia pré-candidatura à prefeito e Léo Moraes aumenta o suspense

10 de abril de 2024 92

E ainda, o passado tenebroso do MDB pode colocar em xeque a candidatura de Euma Tourinho

Atrapalhando

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz amanheceu disposto a jogar um balde de água fria na pré-candidatura de Mariana Carvalho que pretende disputar a corrida sucessória na capital pelo União Brasil. Tem muita gente apostando que a estratégia de Cruz é forçar a indicação de seu pai, o pastor Ivanildo Ferreira, à vice na chapa de Mariana. A tese se baseia no fato de que Cruz não iria contra o grupo do governador Marcos Rocha, que tem compromisso de apoiar Mariana em sua empreita.

Truco

Se as pretensões realmente forem essa, pode até ser que ele consiga, mas tem um porém nessa história. Ainda no início do ano, Cruz reuniu-se alguns vezes com Léo Moraes e Fernando Máximo e o trio havia fechado compromisso de apoiar quem deles fosse candidato à prefeitura. Com Máximo fora do jogo restam Léo e Marcelo. O primeiro ainda não fez nenhum movimento significativo no sentido de lançar sua candidatura, mas tem andado ‘mais que notícia ruim’; e tem mais, dificilmente Marcelo e Léo caminhariam juntos com Mariana, tendo em vista que ambos estão se organizando como lideranças partidárias e querem fortalecer suas. respectivas legendas.

Andanças

Tem um curinga nesse jogo. Léo Moraes, líder do Podemos anda conversando, e muito, com alguns grupos políticos nos bastidores para viabilizar sua candidatura na corrida sucessória. Apesar de estar mais afastado dos debates públicos, a agenda de reuniões e encontros está lotada. Procurado por lideranças e bem pontuado em sondagens, o atual diretor do Detran tem 60 dias para definir se vai ou não entrar em campo e se for, o jogo deve mudar radicalmente. Os partidos sabem disso, e veem com cautela a possível entrada de Moraes. E como eu disse acima, existe um compromisso firmado entre ele, Cruz e Máximo. Se o trio caminhar junto, o desfecho da partida pode ser bem diferente.

Além disso

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Benedito Alves, que é pré-candidato à prefeitura da capital, tomou gosto pela coisa. Ele tem. aberto conversas com lideranças partidárias e junto às igrejas. Evangélico, e defensor de valores tradicionais, Alves já está organizando seu plano de governo e uma de suas bandeiras será o saneamento básico.

Embolando

Candidaturas como de Benedito, Euma Tourinho, Vinicius Miguel e outros players, costumam dar muita dor de cabeça aos ‘favoritos’, porque eles dividem votos. A intenção do grupo político de Mariana Carvalho era evitar um eventual segundo turno, reduzindo ao máximo a quantidade de candidatos 'de peso’. Isso não vai acontecer.

Passado tenebroso

A ex-juíza Euma Tourinho que representa o MDB na corrida sucessória pode vir a ter sérias dores de cabeça se as questões internas do partido aflorarem. A legenda em Rondônia tem um passado tenebroso no que diz respeito a ‘rasteiras de última hora’. No passado recente, Sueli Aragão seria candidata ao governo, foi patrolado por Confúcio Moura que terminou vencendo a eleição. Valdir Raupp também provou o gosto da traição e quase ficou sem conseguir disputar a reeleição ao Senado, sendo derrotado também por Confúcio. O desembargador Walter Waltenberg (in memoriam) também chegou a ser cogitado como candidato a prefeito e ficou fora da disputa e mais recentemente Maurão de Carvalho que não conseguiu a benção de Moura na disputa ao governo, perdeu e migrou para o PTB, onde está até hoje.

Convenções

Euma Tourinho pode ser também a ‘próxima vítima’. Isso porque ela precisa ser aprovada na convenção partidária e é lá que o bicho pega de verdade. Na convenção que quase tirou Raupp da disputa, teve até tapa na cara e muita gritaria. Dificilmente o partido fecha em torno de um nome e por lá os caciques realmente mandam. Se ela não fizer um bom meio de campo junto à executiva, pode ser rifada e a legenda caminhar com algum outro candidato. As traições de última hora são comuns, já que a turma fica de olho em quem realmente pode vencer e abrigar a turma que historicamente é altamente fisiologista.

Obrasgov.br

O governo federal, através do Tribunal de Contas da União, lançou o portal Obrasgov.br, uma ferramenta que permite acompanhar em detalhes as obras em andamento pelo país. Por lá é possível ver os pormenores dos investimentos que estão sendo feitos pelo governo e principalmente, qual o status do projeto. Vale a pena. dar uma olhada para saber o que está sendo feito, e como andam os investimentos em seu estado e cidade. Abaixo, a tela de Rondônia.

 

Ameixa desidratada reduz o açúcar no sangue, fornece alto teor de fibras e previne doenças crônicas

Na busca por alternativas naturais para incorporar em uma alimentação saudável, as ameixas secas surgem como a opção ideal. Essas frutas não são apenas saborosas, mas também proporcionam múltiplos benefícios, principalmente na regulação do açúcar no sangue e na prevenção de doenças crônicas. Elas são desidratadas para prolongar sua vida útil e, embora a sua aparência possa mudar, seu valor nutricional é igualmente notável. Elas contêm uma quantidade significativa de fibras e nutrientes essenciais que podem contribuir para diversos aspectos da saúde, desde a digestão até o fortalecimento dos ossos. Elas ajudam na regulação do açúcar no sangue; Ajudam na digestão; são fonte de sais minerais; Fornecem vitaminas; possuem propriedades antioxidantes e servem de apoio para a microbiota intestinal.

Fonte: ALAN ALEX
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)

Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .