Marcos Rocha demonstra força política no troca-troca de partidos, União Brasil tem maioria na Assembleia Legislativa, Daniel Pereira é pré-candidato a governador

5 de abril de 2022 233

Troca-troca – A janela de migração partidária aberta somente aos deputados (federal e estadual) possibilitando a troca de partidos sem perder o mandato por infidelidade partidária, iniciada em 3 de março foi encerrada no primeiro dia deste mês de abril. E as mudanças, que estavam tímidas durante o período, “esquentou” no último dia e tivemos muitas mudanças partidárias na Assembleia Legislativa (Ale). Hoje a predominância partidária na Ale-RO, após o encerramento da janela é do União Brasil, partido presidido no Estado pelo governador Marcos Rocha, que é pré-candidato à reeleição em outubro próximo. Isso fortalece a competência e liderança do chefe do Executivo estadual em conseguir trazer para o novo partido Rosângela Donadon, Cirone Deiró, Adelino Follador e Ezequiel Neiva.  

Composição – Como se comenta nos bastidores da política, que o presidente da Ale-RO, deputado Alex Redano, presidente regional do Republicanos, deverá ser o pré-candidato a vice de Rocha a chapa liderada pelo governador, terá amplo apoio de boa parte dos deputados estaduais de outros partidos, que não estão filiados ao União Brasil, mas que deverão apoiar a provável chapa Rocha/Redano. A soma na política é emportante, pois é fundamental a composição de nominatas fortes para dar sustentação à candidatura majoritária com reflexos positivos na proporcional, no caso a deputado estadual. Aos poucos o quadro sucessório vai criando forma em Rondônia e, dentro desse quadro o grupo de Marcos Rocha está mais bem organizado.  

Porto Maria – Já no décimo ano o evento Porto Maria promovido pela tradicional Família Amaral, de Porto Velho, capitaneada pelo mestre Juscelino, da Glomaron-RO acontecerá no próximo domingo (10) na capital, tendo como local o Mirante Canoa Quebrada, às margens do rio Madeira e certamente terá enorme participação, como os anteriores. O megaevento terá um cardápio diferenciado com Lagarto ao Molho Madeira, Galinha Picante, Arroz Branco, Farofa, Purê de Batata, Batata Palha e Salada Tropical. O almoço festivo será realizado no horário das 12h às 15h com os ingressos à venda pelos telefones 99214.7931 (Jarlisson) e 99312.1476 (Luiz André).  

Federal – Temos, praticamente quatro meses para realização das convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), que escolherão os candidatos a presidente da República, governadores e seus vices; uma das três vagas ao Senado dos Estados e do Distrito Federal, além de deputados (federais e estaduais). Várias enquetes estão sendo realizadas por sites de Rondônia visando as eleições de outubro deste ano, inclusive para deputado federal e estadual. Os resultados, por mais credibilidade que tenha o órgão que realiza a pesquisa são questionáveis, quando se trata de Câmara Federal e Assembleia Legislativa (Ale). Para que a enquete tenha um mínimo de possibilidade de acerto é necessário, que cada pré-candidato seja avaliado em sua região, pois o trabalho deve ser regionalizado.  

Governador – Após ser apontado como pré-candidato ao Senado e ele confirmar que o objetivo era esse, à coluna, o ex-governador Daniel Pereira, presidente regional do Solidariedade, através de um vídeo afirmou, que é pré-candidato a governador nas eleições de outubro. Daniel foi vereador em Cerejeiras, tem dois mandatos de deputado estadual, ocupou o cargo de vice-governador e governador, após, Confúcio Moura (MDB) deixar o cargo em abril de 2018 para candidatar-se ao Senado e se eleger. Daniel assumiu a governadoria, poderia ser candidato à reeleição, pois tinha condições e legalidade para isso, mas optou por apoiar o senador Acir Gurgacz, presidente do regional do PDT, que acabou não conseguindo o registro da candidatura ao governo. Daniel é mais um na fila de pré-candidatos a governador.  

Respigo  

Hoje é um dia atípico: 04-04-22, ou seja, somando 2+2: 4. Quem não deve estar gostando da coincidência dos números são os são-paulinos, que perderam de 4x0 e o título do Campeonato Paulista deste ano para o Palmeiras, após vencer o primeiro jogo por 3x1 +++ A goleada do Palmeiras, numa final de campeonato, time que não marcava 4 gols há anos surpreendeu tanto, que nem o empate (1x1) de sábado (2), que deu o título ao Fluminense, que tinha vencido durante a semana (2x0) o Flamengo, repercutiu como deveria, um empate que valeu o título ao Tricolor das Laranjeiras de Campeão Carioca 2022 em um Fla-Flu +++ Março foi embora e com ele as chuvas em Rondônia. O Estado, assim como a região tem somente duas estações climáticas, o verão (seca) e o inverno (chuva), e, como estamos entrando no mês de abril, as chuvas, que foram fortes nas últimas semanas vão rareando +++ Em abril, ainda, teremos chuvas, mas a partir de maio, até final de setembro o clima será árido. A seca não é como no Nordeste, mas é forte e muitos dizem, em forma de pilhéria, que no período, até “poste corre atrás de cachorro”.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)