Mariana Carvalho solicita melhorias nas BRs de Rondônia para evitar acidentes

20 de maio de 2022 389

 

A deputada federal Mariana Carvalho apresentou ao Ministério da Infraestrutura um levantamento realizado pela PRF em Rondônia, e solicitado por ela, sobre os pontos críticos nas rodovias federais que cortam o estado.

O objetivo é garantir melhorias às BRs para reduzir o número de acidentes e vítimas fatais nas estradas de Rondônia. Mariana solicitou as informações à PRF e fez o encaminhamento ao ministério, por meio de seu mandato.

A deputada explica que o momento e ideal para que as melhorias necessárias sejam realizadas pelos órgãos competentes, isto porque, o mês maio e considerando o mês de combate e prevenção aos acidentes de trânsito, o chamado “Maio Amarelo”.

De acordo com o levantamento obtido pela deputada, entre janeiro a abril de 2022, ocorreram quase 500 acidentes com registro de boletim de acidentes de trânsito e que tiveram como causa principal os seguintes fatores: pista em desnível falta de acostamento, declive acentuado, afundamento ou ondulação no pavimento, pista escorregadia, iluminação deficiente, acumulo de areia ou detritos sobre pavimento, ausência de sinalização, demais falhas na via, acumulo de água sobre o pavimento, pista esburacada e acostamento em desnível.

Mariana Carvalho no Ministério da infraestrutura com o Secretário-Executivo, Bruno Eustáquio e o Chefe de Gabinete do Ministério, Alan Lopes.

“ Precisamos conscientizar sobre os riscos do trânsito, porém, é preciso que turistas e pedestres tenham condições adequadas para o tráfego. Nesse sentido, atendendo o clamor da nossa população, solicitei as informações à PRF para que o Ministério da Infraestrutura com suas ações do Maio Amarelo, possa realizar essas adequações. Estamos falando de vidas que podem e devem ser preservadas”, afirmou Mariana Carvalho, que esteve na última semana em reunião com o Secretário-Executivo do MINFRA, Bruno Eustáquio, e o Chefe de Gabinete do Ministério, Alan Lopes.

TRECHOS CRÍTICOS

A superintendência da PRF em Rondônia realizou levantamento onde aponta diversos trechos considerados críticos e que necessitam passar por adequação e melhorias. Entre eles estão:

BR 364 KM 235 a 240, em Cacoal. A sugestão é que seja implantada rotatória para organizar o tráfego, tal como redução da velocidade máxima. BR 364 km 263, entre Cacoal e Ji-Paraná: a proposta é que sejam instalados novos bueiros e feita a elevação da grade da pista. Em Ji-Paraná, instalação de nova sinalização no cruzamento da BR com o a Rua 6 de Maio. No Km 507, em Ariquemes deve ser restaurado um trecho danificado. Já entre os KMs 515 e 517, deve ser melhorada a sinalização e instalada iluminação.

A travessia de Itapuã do Oeste é sem dúvidas um dos trechos mais críticos da BR 364 em Rondônia. A deputada, assim como a Superintendência da PRF, solicita a restauração do trecho com novo recapeamento. Já em Candeias do Jamari, as melhorias devem ocorrer na Ponte Jacutinga.

Já em Porto Velho, as melhorias solicitadas devem contemplar a região das redes atacadistas, com melhorias na pista, e a ponte sobre o Rio Madeira, onde se faz necessário a instalação de nova sinalização e dispositivos delimitadores. Para a BR 421, são necessárias obras nos KMs 71 e 95, onde erosões e deslizamentos têm prejudicado o tráfego e causado acidentes.

 

Fonte: DJAIR ASSESSORIA MARIANA CARVALHO