Mercados hoje: investidores repercutem manutenção da Selic e sinais do Copom
Nesta quinta-feira (12), o mercado deve reagir à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Selic em 15% ao ano. A escolha pela manutenção foi unânime entre os membros do colegiado e já estava dada como certa pelos investidores.
Apesar da ausência de surpresas, o mercado tentará compreender os sinais dados pelo comitê. Em comunicado, a autoridade monetária mencionou que, neste momento, “exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado“. Apesar disso, disseram que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que o colegiado “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”.
Os investidores também devem ficar atentos aos dados do varejo da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente a outubro, que serão divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Veja como foi o último fechamento do mercado
O Ibovespa B3, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, encerrou o pregão desta quarta-feira (10) em alta de 0,69%, aos 159.074,97 pontos. O destaque ficou por conta da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que reduziu os juros pela terceira vez consecutiva, para a faixa entre 3,50% a 3,75% ao ano. Já o dólar encerrou o dia em alta de 0,60%, aos R$ 5,4686.