Merkel diz que Europa já não pode contar com proteção dos EUA

10 de maio de 2018 504

"O tempo em que podíamos contar simplesmente com os Estados Unidos para nos proteger acabou", disse a chanceler alemã na cerimónia de entrega do prémio Carlos Magno ao presidente francês, Emmanuel Macron, em Aachen, oeste da Alemanha.

"A Europa deve tomar o seu destino em mãos, é o nosso desafio para o futuro", acrescentou.

 

A situação no Médio Oriente, descreveu, "é verdadeiramente de guerra ou de paz".

"A escalada das últimas horas mostra-nos que é verdadeiramente de guerra ou de paz", disse.

Macron foi esta quinta-feira distinguido com o prémio Carlos Magno "pela sua visão de uma nova Europa" e a sua "atitude firme" contra o nacionalismo e o isolacionismo.

A tensão no Médio Oriente aumentou nas últimas horas, com Israel a bombardear dezenas de alvos iranianos na Síria, em represália por um ataque atribuído ao Irão contra forças israelitas nos Montes Golã, território sírio que Israel invadiu em 1967 e anexou em 1981.

A escalada da tensão ocorre num contexto de incerteza em relação ao programa nuclear iraniano, depois de os Estados Unidos terem decidido abandonar o acordo nuclear entre o Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - e a Alemanha).

O acordo, concluído em 2015, permitiu o levantamento de parte das sanções internacionais em troca do compromisso de Teerão de limitar o seu programa nuclear a fins civis.