Ministério Público irá investigar aumento no números de mortes em ações policiais em 2019

28 de setembro de 2019 262

Do EXTRA:

O Ministério Público Estadual abriu um inquérito para investigar o aumento no número de mortes em confrontos com a polícia no estado do Rio. A investigação foi aberta após o MPRJ receber diversas denúncias, entre elas de familiares de vítimas que narram “violações aos direitos humanos praticados pelos agentes de segurança pública”.

“A representação traz ao MPRJ as demandas dos familiares das vítimas, que incluem a investigação dos casos de violações aos direitos humanos praticados pelos agentes de segurança pública, o efetivo controle externo das operações realizadas nas comunidades, além da responsabilização do Estado pelas mortes delas decorrentes, por meio de uma política pública de reparação e acompanhamento dos familiares. Ao final, indica 30 (trinta) episódios de supostas “execuções sumárias” ocorridas recentemente nas comunidades do Rio de Janeiro”, diz trecho do documento.

 

Uma das denúncias entregues ao MP foi feita pelo deputado federal Marcelo Freixo e pela deputada estadual Renata Souza. No documento encaminhado ao Ministério Público os parlamentares pedem que o órgão apure o decreto de Wilson Witzel que mudou o sistema de metas que estimulava redução de mortes em confronto com a polícia.

A Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência também enviaram denúncias ao Ministério Público sobre o aumento da letalidade policial no Rio.