Mosquini cotado para assumir importante cargo federal, servidores prestam homenagem ao deputado Maurão, eleição da Mesa Diretora a Ale na reta final
Eficiente – O atual prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT) teve uma difícil missão, que foi a de substituir o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB), que deixou o cargo no segundo mandato para candidatar-se ao Senado, somando mais de 190 mil votos, mas não se elegendo. Marcito, que era vice, assumiu, sem muito alarde e vem dando conta do recado. Esta semana Marcito foi destaque na imprensa regional. Duas escolas de ensino fundamental (Edson Lopes e Parque dos Pioneiros) que abrigam mais de 500 alunos estão sendo reformadas com mão de obra da prefeitura. Custo menor, valorização do servidor e economia para o município. Um exemplo, positivo, para os demais prefeitos.
Marinha – O assunto está sendo tratado em Brasília, mas os comentários em Rondônia são muitos e crescentes, que o deputado Lúcio Mosquini ocupará importante cargo (fonte não qis adiantar a função) no governo Bolsonaro e pedirá afastamento da Câmara Federal. Mosquini foi reeleito e assumirá o segundo mandato amanhã (1º). Caso realmente Mosquini peça licença a deputada federal Marinha Raupp (MDB-RO), que não se reelegeu nas eleições de outubro último, mas é a 1ª suplente do MDB ocupará o cargo. O marido de Marinha, senador Valdir Raupp (MDB-RO), que não se reelegeu também deverá ocupar cargo na esfera federal na administração do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Maurão – O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) foi homenageado na manhã de hoje (31) pelos secretários e diretores da Casa do Povo. Durante os últimos quatro anos Maurão comandou a Ale e conseguiu unir servidores e parlamentares. Após mais de 20 anos na vida pública (prefeito e deputado) Maurão fica sem mandato, porque deixou uma reeleição tranquila, para concorrer a governador, mas não foi bem sucedido. Foi um clima de muita emoção que certamente ficará na memória de quem participou.
Posse – Amanhã (1º) os deputados reeleitos e eleitos em outubro último estarão assumindo o comando da 10ª legislatura. A solenidade ocorrerá a partir das 14h no Centro de Eventos talismã, em Porto Velho. Em seguida a posse deverá ocorrer a eleição da Mesa Diretora que tem quatro pretendentes a presidência, até o fechamento da coluna, por volta das 15h. Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), Alex Redano (PRB-Ariquemes) e Jean Oliveira (MDB/Alta Floresta) são os candidatos. Hoje Lebrão e Laerte são dos favoritos, mas Jean e Redano também têm amplas chances. Até o momento da votação da nova Mesa Diretora muita conversa deverá ocorrer entre os parlamentares, afinal de contas, a Ale tem orçamento para este ano superior a R$ 238 milhões, sendo R$ 14 milhões para publicidade.
Reeleição – Nas eleições de outubro último os 23 deputados estaduais disputaram cargos. Maurão de Carvalho concorreu a governador, Léo Moraes (Podemos) foi o mais votado a deputado federal. Cleiton Roque (PSB-Pimenta Bueno), não concorreu. Não conseguiram se reeleger Airton Gurgacz (PDT/Ji-Paraná), Ezequiel Júnior (PRB-Machadinho), Hermínio Coelho (PCdoB-PVH), Jesuíno Boabaid (PMN-PVH), Marcelino Tenório (PRP-Ouro Preto), Ribamar Araújo (PR-PVH), Saulo Moreira (MDB-Ariquemes) e Só na Bença (MDB-Primavera de Rondônia). Treze dos 24 deputados conseguiram se reeleger.
Respigo
Existe possibilidade de Maurão de Carvalho ocupar um cargo de relevância na próxima legislatura, a 10ª que iniciará amanhã com a posse dos novos deputados, reeleitos e eleitos e a eleição da Mesa Diretora. Maurão seria um consultor à disposição dos deputados e também dos servidores +++ Pela sua experiência com os parlamentares e servidores, Maurão, caso realmente seja guindado ao cargo será importante no relacionamento interno, com os poderes e também Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas (TC). Maurão tem sempre as portas abertas devido a sua maneira simples no trato com as pessoas +++ Terceiro deputado estadual mais bem votado no Estado nas eleições de outubro, Luizinho Goebel (PV-Vilhena) conseguiu se consolidar como a maior liderança do Cone Sul. A eleição do atual prefeito Eduardo Japonês (PV) consolidou a força política de Luizinho, que superou Rosani Donadon (MDB) +++ Um deputado que deixa saudades na composição da 9ª legislatura, que termina hoje (31) é Só na Bença (MDB). Alegre, brincalhão e muito popular, Só na Bença deixou uma aura positiva na Casa do Povo, onde ele esteve durante os últimos 4 anos.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
