MOVIMENTO ENERGIA MAIS BARATA PARA TODOS EM RONDÔNIA
23 de novembro de 2020
499

Com a privatização da CERON, adquirida em leilão pela ENERGISA, em agosto de 2018, a promessa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) era de que deveria ocorrer uma redução na tarifa de energia de até 3,2% em Rondônia.
Isso nunca ocorreu. Ao contrário, a Aneel aprovou em dezembro de 2018 um aumento de 27% na tarifa de energia para Rondônia. Depois da mobilização da sociedade e da bancada federal, houve uma redução de 7% sobre esse aumento - em março de 2019, no entanto, um novo aumento de 8%foi autorizado pela Aneel em dezembro de 2019.
Se não bastassem os aumentos abusivos, os serviços pioraram e a falta de energia e apagões se tornaram mais frequentes.
Esse movimento tem como objetivo colher assinaturas dos consumidores de Rondônia, em um grande abaixo-assinado, solicitando que o Congresso Nacional realize auditoria na privatização da CERON/Eletrobras Rondônia, para revisão ou cancelamento do contrato, e aprovação de uma lei beneficiando os Estados produtores de energia elétrica, para que a conta de energia da população seja mais barata e os serviços de melhor qualidade.
VAMOS REIVINDICAR AO CONGRESSO NACIONAL:
1. Auditoria no contrato de venda da CERON para ENERGISA, com sua revisão ou cancelamento.
2. Elaboração de um projeto de Lei e sua aprovação para que os Estados produtores de energia tenha uma tarifa diferenciada.
3. Aprovação da PEC do ICMS, que exige o repasse deste imposto também aos Estados produtores e não somente aos consumidores, como ocorre atualmente. Com isso, o imposto sobre a comercialização da energia produzida nas usinas do Rio Madeira seria recolhido em Rondônia e não em São Paulo.
4. Que os consumidores possam optar por comprar energia de qualquer empresa produtora ou distribuidora de energia elétrica.
PARTICIPE!
ASSINE E DIVULQUE ESSE DOCUMENTO, E SEJA UM VOLUNTÁRIO NA COLETA DE ASSINATURAS NO SEU MUNICÍPIO. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
POLÍTICA
19 de agosto de 2025
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
POLÍTICA
27 de agosto de 2025
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
POLÍTICA
27 de agosto de 2025