Mulheres de ministros assistiram a Fachin defender Código de Ética
O discurso do presidente do STF, Edson Fachin, em defesa de um Código de Ética para a Corte foi assistido presencialmente, na segunda-feira (2/2), por mulheres de ao menos quatro ministros do tribunal.
Sentadas na primeira fila da plateia, as mulheres dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e do próprio Fachin assistiram ao presidente do STF defender o Código que poderá atingir familiares dos magistrados.
“A questão é saber se já chegou a hora de o tribunal sinalizar, por seus próprios atos, que o momento é outro. Minha convicção é que esse momento chegou. A fase agora é da retomada plena da construção institucional de longo prazo”, disse Fachin em discurso na sessão de reabertura dos trabalhos da Corte, no qual também anunciou a ministra Cármen Lúcia, única mulher do tribunal, como relatora do Código.
Das quatro mulheres de ministros, ao menos duas atuam como advogadas e poderão ter suas atividades afetadas pelo Código de Ética: Viviane Barci, esposa de Moraes, e Valeska Martins, casada com Zanin.
A atual companheira de Toffoli é a juíza Renata Gil, que já presidiu a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A esposa de Fachin, por sua vez, é a desembargadora aposentada Rosana Fachin.