Mulheres na disputa da Prefeitura de Porto Velho, Candeias do Jamari se prepara para eleição suplementar, viajar de ônibus tem 25% de desconto no mês das Mães
Eleições – Na edição anterior da coluna o tema foi a sucessão municipal em Porto Velho, devido as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. A capital de Rondônia tem cerca de 350 mil eleitores e único município em condições de disputa em segundo turno, como já aconteceu em eleições anteriores, porque tem mais de 200 mil eleitores. A ex-deputada federal Mariana Carvalho (UB) e o presidente da Assembleia Legislativa (Ale) Marcelo Cruz (PRTB) foram os primeiros pré-candidatos analisados e hoje temos mais duas mulheres, Euma Tourinho, do MDB e Fátima Cleide, do PT. São dois nomes que estão na condição de pré-candidatas e em condições de sucesso nas urnas.
Eleições II – A juíza aposentada Euma Tourinho, deverá enfrentar as urnas pela primeira e já como candidata ao cargo executivo mais importante no Estado, o de governadora. É uma aposta do MDB, comandado no Estado pelo senador Confúcio Moura, que está apadrinhando a pré-candidatura de Euma à sucessão estadual. O PT também tem uma mulher como pré-candidata, a ex-senadora Fátima Cleide, que tem uma ótima folha de bons serviços prestados ao Estado, não somente como militante partidária, onde sempre demonstrou coerência e responsabilidade. A sua passagem pelo Senado foi muito importante, inclusive na consolidação da transposição de servidores para o governo federal. Fátima é um nome fácil de ser trabalhado e, tem enormes chances de chegar ao segundo turno e é o nome de maior destaque da oposição na capital.
Candeias – O assunto político de maior destaque na capital e no interior está relacionado à eleição proporcional de Candeias do Jamari, que será realizada no dia 9 de junho próximo. O município, distante cerca de 20 quilômetros de Porto Velho, teve 11 prefeitos nos últimos dez anos devido a assassinato, cassações de mandatos e interinos. Candeias do Jamari está sendo administrada pelo presidente da câmara de vereadores, Aussemir Almeida (PSB), e vários nomes já estão na lista de candidatos à eleição suplementar de 9 de junho, dois deles, políticos experientes e com passagens pela Assembleia Legislativa, Câmara Federal e prefeitura.
Candeias II – Com a realização das convenções partidárias, para confirmação dos candidatos a prefeito em Candeias do Jamari, dois candidatos já estão em condições de abrir campanha em busca dos votos. Um deles do ex-prefeito de Candeias e ex-deputado federal, Lindomar Garçom (Republicanos), o outro, o ex-vereador de Porto Velho e ex-deputado estadual, Ribamar Araújo (PL) que estão mais à frente dos demais candidatos, pois já realizaram as convenções. O prefeito vencedor da eleição suplementar governará o município até o final do ano, mas poderá concorrer à reeleição em novembro, quando serão realizadas as eleições municipais (prefeito, vice e vereadores), que terão mandatos a partir de janeiro do próximo ano. O eleito na suplementar terá um mandato-tampão de 5 meses. A nomeação de um interventor seria muito mais econômica e sensata, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), optou pela suplementar.
Mães – Desde o início deste mês de maio que a Eucatur, empresa de transporte de passageiros está oferecendo passagens com 25% de desconto quando compradas pelo site, em homenagem ao Dia das Mães. É a oportunidade de as pessoas visitarem as mães em todos os destinos da Eucatur com o sorteio de cem cupons denominado de “Euamomae” diariamente, até o final deste mês. Segundo o diretor da empresa, Airton Gurgacz, que já foi vice-governador e deputado estadual, “o desconto é uma maneira de favorecer as pessoas, que queiram visitar as mães no mês em que é comemorado seu dia”. Como Rondônia teve suspenso vários voos pela Latam, Azul e Gol, a opção pelo ônibus modernos, seguros e confortáveis é o melhor caminho para viagens.
Respigo
Nas próximas edições continuaremos as especulações sobre os pré-candidatos a prefeito de Porto Velho. E também do interior do Estado +++ Há tempo as comissões permanentes da Assembleia Legislativa (Ale), não atuava com a celeridade de hoje (7), pela manhã. A maioria das 15 comissões reuniu seus membros para preparar a pauta para a sessão plenária ordinária da tarde com início às 15h +++ As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim, que estavam paralisadas há anos foi retomada recentemente. O HRG tem previsão para inauguração no dia 28 de agosto, segundo a deputada estadual Taíssa Sousa (Podemos/Guajará-Mirim) +++ A presidente da Comissão de Saúde da Ale-RO, deputada Cláudia de Jesus (PT/Ji-Paraná) também destacou a retomada da construção do HRG. E o trabalho realizado pela comissão na luta pela conclusão do hospital.