Multas de trânsito no cartão de crédito, deputados criticam prefeito da capital, denúncia na Ale de direcionamento de licitação de tratores
Multas – Justificável a proposta do deputado estadual Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) para que o Detran-RO possa aderir as regras contidas na Resolução nº 697 do Contran, que trata do parcelamento de multas de trânsito no cartão de crédito. A arrecadação será melhor, porque o parcelamento ajudará o condutor infrator a pagar a conta. O que não se justifica é a proposta de não apreensão de veículos com IPVA atrasado como se comentou recentemente. O político não pode ignorar que a maioria da população que tem veículo paga seguro e impostos em dia em dia... e vota.
Governo – O PSDB, apesar de ter definido o nome do ex-prefeito de Porto Velho, José Guedes, como pré-candidato a governador, nada faz para consolidar seu nome no partido. Há pressões para que o ex-senador e ex-presidente do diretório regional, Expedito Júnior assuma a pré-candidatura. O Plano B seria a presidente do diretório regional a deputada federal Mariana Carvalho concorrendo ao governo. A princípio ela tem uma reeleição tranquila, mas não conta com a maioria dos votos do diretório que preside. Concorrer ao governo é um risco...
Tratores – O deputado estadual Marcelino Tenório (PRP-Ouro Preto) fez um alerta da tribuna, na sessão ordinária da manhã de hoje na Assembleia Legislativa (Ale), sobre a compra de tratores pelo governo do Estado, para entregar a prefeituras e associações rurais. Segundo ele, a marca que está sendo adquirida não tem condições de atender a demanda, porque é frágil e inadequada. A coluna já havia adiantado há tempo sobre um possível direcionamento na licitação.
Educação – O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) foi muito criticado na sessão ordinária da Ale na manhã de hoje (16). O deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes), disse que somente hoje alunos dos distritos de Jacy-Paraná e Rio Pardo estão iniciando as aulas, porque não havia transporte escolar. “Nunca imaginei que surgiria alguém pior ao município de Porto Velho do que o ex-prefeito Mauro Nazif (PSB), mas vejo que me enganei. Piorou muito, basta ver a situação da saúde”, disse o deputado Ribamar Araújo (PR-PVH).
Mulheres – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, além da obrigatoriedade de filiação e participação de 30% dos postulantes a cargos eletivos este ano terão que ser do sexo feminino, mais uma obrigatoriedade. Não basta a participação de 30% dos candidatos serem mulheres, mas que também, 30% das despesas de campanha sejam destinadas a patrocinar campanha das mulheres candidatas. Ou seja: que pelo menos 30% do Fundo Partidário sejam investidos em candidaturas femininas.
Respigo
A Justiça Eleitoral de Vilhena decidiu que os nomes de Rosani Donadon (MDB) e Darci Cerutti, candidatos a prefeito e vice, respectivamente na eleição suplementar do próximo dia 3 estão impugnados. Certamente Rosani e Cerutti deverão recorrer a instância superior da Justiça Eleitoral para manterem as candidaturas, mesmo via liminar +++ Na próxima semana, no período de 23 a 26 será realizada em Ji-Paraná a Rondônia Rural Show (RRW), feira de agronegócios já na sua sétima edição. Além da enorme movimentação comercial a mostra também movimenta a cidade nos mais diversos segmentos, com maior ênfase nos setores de hotelaria e gastronomia +++ Durante a RRS a Assembleia Legislativa (Ale) realizará sessão itinerante no dia 24, às 9h tendo como pauta assuntos de interesse regional. Os visitantes da RRS terão a oportunidade de conhecer como funciona o Parlamento Estadual.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
