Na capital Maurão e Nazif lideram para governador, Ipem-RO doa produtos e materiais apreendidos, Escola do Legislativo promove live sobre o Setembro Amarelo

15 de setembro de 2021 34

Governador – O técnico em pesquisas e proprietário do Instituto Phoenix de Pesquisas, Juvenil Coelho e sua equipe estiveram trabalhando em Porto Velho, nas áreas urbanas e rural, para saber a opinião dos entrevistados sobre a sucessão estadual em Rondônia, para as eleições de outubro do próximo ano. Segundo Juvenil, foram ouvidas 505 pessoas no período de 6 a 8 deste mês e o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB) foi o mais bem votado para o cargo de governador no maior colégio eleitoral do Estado (mais de 330 mil eleitores nas eleições de 2020). A consulta à opinião pública é feita de forma estimulada, ou seja, é apresentada uma lista de nomes para o entrevistado escolher.  

Governador II – Segundo a sondagem do Phoenix, Maurão de Carvalho obteve 32% das intenções de voto. É importante destacar, que na lista não constava o nome do senador e ex-governador Confúcio Moura (MDB), que nega uma candidatura a governador em 2022, mas poderá mudar de ideia. Demonstrando sua força eleitoral na capital, onde foi prefeito, outro Mauro, mas o Nazif, deputado federal e presidente regional do PSB ficou na segunda colocação com 23% das intenções de voto e na terceira o ex-senador Expedito Júnior, do PSDB, com 12,4%. Nazif, segundo as pessoas mais próximas a ele será candidato à reeleição e Júnior também teria outros planos para as eleições do próximo ano, concorrendo ao Senado e apoiando o amigo e senador, Marcos Rogério, presidente regional do DEM e candidatíssimo a governador. Bom para Maurão.  

Governador III – Acima dos dois dígitos, apenas Maurão, Nazif e Júnior. Mais abaixo, segundo a pesquisa do Phoenix, está o governador Marcos Rocha (Sem Partido), com 9% das intenções de votos. Também receberam votos Pimenta de Rondônia, o eterno candidato do Psol; Marcos Rogério (DEM), que tem domicílio eleitoral em Ji-Paraná e pouco conhecido em Porto Velho e Ramon Cujuí, do PT. Como a sondagem foi feita na capital o resultado não tem muito a ser contestado. Nazif, que poderia ser uma surpresa, não é, pois sempre foi muito ligado ao servidor público federal, onde tem amplo trânsito e Maurão, já foi bem votado ao mesmo cargo em 2018. Mas até as convenções partidárias do próximo ano teremos muitas oscilações. Marcos Rocha, que vem crescendo em popularidade, graças a programas como “Tchau Poeira”, de pavimentação urbana e “Governo na Cidade”, de revitalização de áreas urbanas, certamente subirá nas próximas consultas públicas da Phoenix.  

Ipem – O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO), é presidido pelo suplente de deputado estadual pelo PSL, Aziz Rahal e, além de fiscalizar com regularidade, promove ações sociais como a entrega de produtos alimentícios, de higiene e material de construção, dentre outros, para entidades assistenciais do Estado. Quando o produto está irregular (quantidade, metragem) com a legislação do Inmetro, que não ofereçam risco à saúde, com autorização das empresas são favorecidas entidades, como a mais recente, presidida por Carlos Augusto de Souza, que cuida de dependentes químicos. “Somos um órgão fiscalizador, mas que também cumpre com sua responsabilidade social. Por meio da autorização das empresas, buscamos fazer a destinação a instituições de apoio para que os produtos não sejam desperdiçados e possam ajudar a quem realmente necessita”, frisou Aziz. 

Suicídio – Hoje (15) das 17h às 18h a Escola do Legislativo (EL), mantida pelos deputados estaduais realiza live com o tema relacionado ao mês, “Setembro Amarelo”, campanha nacional de não ao suicídio, tendo como debatedoras três mulheres. Cyntian Zulian, psicóloga e instrutora da EL; Wilma Sueli, coordenadora do Observatório de Violência, Saúde e Trabalho-Obsat, da Unir-RO e Laura Pinto, psicóloga organizacional discutem com os internautas o importante tema, segundo o diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro, “assunto da maior importância neste momento de pandemia, quando as pessoas perdem o amor próprio e cometem atos condenáveis”. Para participar o internauta deve digitar o endereço f/escoladolegislativo 

Respigo  

A Prefeitura de Candeias do Jamari estará desenvolvendo no próximo domingo (19) o “Projeto Rio Limpo”, que visa a limpeza das margens e fundos dos rios Preto e Candeias. O início dos trabalhos será às 8h no Balneário Ilha Verde +++ O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente-Semam, comandada pelo titular, Wilson Arteaga, o popular “Café”. A meta é conscientizar, preservar, cuidar e reciclar +++ Ótima a ação do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), que equipou um ônibus para procedimentos de vacinação itinerante contra o covid-19. Dessa maneira são atendidos moradores dos bairros e das comunidades do interior +++ É uma maneira de evitar deslocamento das pessoas e dar celeridade à vacinação. Cabeça não é somente para usar chapéu ou boné, mas também fomentar a massa cinzenta +++ A nossa polícia de elite, a Federal, vem agindo com muita constância em Rondônia e outros estados. Hoje (15), por exemplo, estão em andamento as operações Carga Prensada, relacionada a drogas em Rondônia e em mais sete estados; a de apreensão de 300 quilos de maconha colombiana em Vilhena e a Curimã, de combate aos garimpos ilegais no Maranhão e no Pará.  

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)