Na disputa pela prefeitura da capital, grupos começam a buscar escritórios de advocacia para não cometer erros
E ainda, sindicato da saúde reúne (finalmente) com governo em audiência; Bolívia fecha fronteira com Brasil neste sábado
Pesos pesados
Os grupos políticos que pretendem disputar as eleições em Porto Velho começaram a sondar escritórios de advocacia que atuam na esfera eleitoral. Nomes mais conhecidos, como Diego Vasconcelos, Bruno Valverde, Manoel Veríssimo, Juacy Loura, Richard Campanari, Luiz Felipe da Silva Andrade e Nelson Canedo já começaram a estreitar as conversas, que estão adiantadas.
Eleição judicializada
E a procura tem uma razão óbvia, as eleições estão cada vez mais judicializadas, erros não são tolerados pela justiça eleitoral e contratações de última hora custam bem mais caro que fechar um contrato com antecedência. Como diz o ditado, fechar a porta depois que o ladrão entra não adianta nada…
Especialização
O direito eleitoral é dinâmico, e praticamente sumário. A cada eleição o Tribunal Superior Eleitoral expede novas resoluções e também já é praxe mudar alguns entendimentos. A blindagem oferecida pelos escritórios especializados é uma das maiores seguranças que uma chapa pode ter. Principalmente em decorrência de processos movidos por coligações adversárias.
Mentoria
O escritório de Nelson Canedo, um dos mais conceituados de Rondônia, também tem oferecido mentoria especializada para candidatos e partidos. Nas redes sociais Canedo é um dos mais ativos, produzindo vídeos explicativos e dando sugestões importantes para quem pretende concorrer nas eleições. Sobre Canedo, publiquei um artigo mostrando o perfil do ‘advogado dos fichas sujas”.
E o Léo Moraes?
Ocupando cargo de diretor do Detran de Rondônia, Léo Moraes vem observando a movimentação na. corrida sucessória de Hildon Chaves à prefeitura de Porto Velho e garante que ainda não definiu se vai ou não entrar na disputa. Com o avanço de Ivo Cassol no comando do Progressistas, o cenário pode mudar a favor de Léo. Ambos tem uma boa relação e conversar não dói.
Correria
Ivo Cassol já começou a cumprir agenda para ampliar a grade de filiação de seu partido. Na última terça-feira filiou no Progressistas o vereador de Cacoal João Paulo Pichek que já foi anunciado como pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano.
Tem que ter caixa
Que eleição custa dinheiro todo mundo sabe. E quando o candidato tem ‘bala na agulha’ a concorrência é até risível. Na disputa pela prefeitura este ano, no quesito ‘caixa’, Mariana Carvalho é disparada a mais preparada. Para ter uma idéia, em 2018 quando disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados (e foi eleita), Mariana declarou ter gasto R$2.397.398,92. Em 2022 quando foi para a disputa ao Senado, ela declarou R$2.810.300,00 de gastos de campanha. Por essa lógica, a briga pela prefeitura vai bater o teto de limite.
Greve da Saúde
Nesta sexta-feira, 22, aconteceu a audiência de conciliação entre os servidores da saúde e representantes do governo Marcos Rocha para discutir a pauta. De acordo com o sindicato, foi marcado para a próxima quarta-feira, 27, uma nova reunião para tratar do auxílio-alimentação e no dia 8 de abril, no Tribunal de Justiça serão debatidas as demais pautas. Mesmo com as audiências, o sindicato ingressou com agravo para que seja respeitado o direito à greve. O sindicato também deve entregar um relatório ao Judiciário sobre assédios e condições de trabalho. Quanto a mudanças nos artigos 7,8 e 9, do PCCR, serão tratados pela comissão de saúde da Assembleia Legislativa. O sindicato também alega que está mobilizado aguardando apenas o julgamento do agravo.
Fronteira fechada
A Bolívia se prepara para colher os dados do Censo Nacional e Habitacional de 2024. Com isso, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o país fechará todas as suas fronteiras. A linha internacional com Rondônia, vai ficar fechada de 00h às 23h59 deste sábado (23), conforme comunicado.Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Peru foram avisados sobre o cumprimento da lei e solicitado cooperação. Com o decreto do presidente Luis Arce, a fronteira será fechada por completo somente neste sábado, principalmente entre Guajará-Mirim e Guayaramerín (Beni).
10% sobrevive
Uma pesquisa recente realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que 67% dos brasileiros adultos estão envolvidos com o empreendedorismo, seja à frente do próprio negócio ou pelo interesse em começar um nos próximos três anos. Contudo, o levantamento também pontua que, a cada cinco novas empresas abertas no país, uma fecha logo no primeiro ano e somente 10% delas têm sobrevivem mais de três anos e meio. Para a educadora financeira Aline Soaper, idealizadora da Healthy Money, empresa especializada no serviço de gestão e assessoria financeira para micro e pequenas empresas, um dos principais desafios encontrados pelos brasileiros na hora de empreender é lidar com a gestão financeira.
Sharenting
A palavra em inglês diz respeito a uma prática cada vez mais comum nas redes sociais, em que pais e responsáveis compartilham fotos, vídeos e dados de seus filhos na Internet. Segundo dados da SecurityORG (2021), 77% dos pais e responsáveis praticam o sharenting, enquanto menos de 25% pedem permissão às crianças para compartilhar conteúdos relacionados a elas. Depois do estrago feito, não adianta correr para querer processar quem ofende ou afeta o psicológico das crianças em comentários toscos. É melhor evitar.
Pirulito detecta câncer de boca
Cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, estão desenvolvendo um pirulito capaz de detectar o câncer de boca antes que os pacientes apresentem os sintomas. Atualmente o diagnóstico do câncer de boca é feito a partir da avaliação de sintomas, com a confirmação por biópsia. O pirulito é uma opção rápida e indolor para o paciente. O pirulito desenvolvido é feito com um hidrogel inteligente. A ideia é que o paciente chupe o pirulito para transferir amostras de saliva para o hidrogel. O material armazenaria proteínas que, em seguida, seriam analisadas em laboratório para que fosse avaliado se elas são biomarcadores de câncer.
MAIS LIDAS
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (26/11) para seu signo
Ex-PRFs acusados de asfixiar Genivaldo com gás em porta-malas vão a júri popular
No jogo eleitoral, vereadores eleitos ainda podem dançar
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (28/11) para seu signo
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)
Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .