NÃO ME ENGANA QUE EU NÃO GOSTO: AS MORTES POR COVID JÁ ULTRAPASSAM MEIO MILHÃO E OS DESEMPREGADOS, 20 MILHÕES

3 de maio de 2021 215

Não são apenas as estatísticas da pandemia que mentem no Brasil. As do desemprego, também.

Quanto às de contaminações e óbitos da covid, os epidemiologistas não têm dúvidas de que o número real seja cerca de 40% maior do que o oficial, pois o Consórcio de Imprensa só consegue impedir o Governo Genocida de alterar as totalizações. Mas, se os dados já vêm viciados dos estados e municípios, não há como desmascarar o logro. 

Então, podemos dar de barato que a contagem de cadáveres já ultrapassou há várias semanas a casa dos 500 mil. Só que, como maquilagem nenhuma resolve um problema de feiura extrema, não há qualquer chance de, mesmo nas contas fajutas, o meio milhão deixar de ser atingido entre maio e junho. Triste Brasil...

Quanto aos nossos patrícios que estão na rua da amargura, os 14,4 milhões oficiais não esgotam a questão, porque são apenas aqueles que continuam procurando ativamente uma vaga.

Há, além deles, 5,9 milhões que já se curvaram à evidência dos fatos e não perdem mais tempo correndo atrás dos empregos que para eles deixaram de existir, seja porque estejam cansados de recusas, seja porque em suas regiões não vislumbram chances de recolocação. 

Então, para termos um quadro mais preciso da desgraça e da miséria brasileiras, devemos acrescentar, aos 14,4 milhões de desempregados reconhecidos pelo IBGE, os 5,9 milhões de desalentados da Pnad Contínua, cuja série histórica vem sendo apurada desde 2012 e cujo contingente chegou ao ápice neste terrível ano de 2021.   

Resumo da ópera: há 20,3 milhões de brasileiros aptos a trabalhar mas impedidos de o fazer  nos moldes capitalistas, como assalariados.  É este o verdadeiro total de desempregados hoje em nosso país.

Mas não contem para o Paulo Guedes, ou ele estudará formas de maximizar o cancelamento de CPFs de brasileiros, antes que essa realidade dilacerante gere uma explosão social capaz de cancelar o capitalismo no Brasil. (por Celso Lungaretti)

Postado por 

Fonte: CELSO LUNGARETTI
A VISÃO DEMOCRÁTICA (POR CELSO LUNGARETTI )