“NÓS”,OS CIVIS, CONTRA “ELES” ,OS MILITARES, MINISTRO FACHIN ?
Causou enorme reboliço nos meios políticos e militares a fala de Sua Excelência,o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral-TSE,Ministro Edson Fachin,na 5ª feira,12 de maio de 2022,no sentido de que “eleições dizem respeito à população civil” ,e quem trata das eleições são as “forças desarmadas”.
Esse discurso, de Sua Excelência,possui a mesma essência do discurso do ex-Presidente,e atual candidato a um terceiro mandato presidencial,Lula da Silva,especialmente durante o final do seu segundo mandato ,na campanha eleitoral da sua “companheira” Dilma Rousseff.em 2010,que foi eleita. O mote do discurso de Lula tinha por base uma eleição de “nós contra eles”.que é exatamente o que foi dito pelo Ministro Fachin,ele integrando o “nós”,e os militares das Forças Armadas, o “eles”.
Não há como desconsiderar uma fala absolutamente “xenofóbica” do citado Ministro,contra os militares,contra as Forças Armadas,como se essa categoria profissional tivesse sido excluída da SOCIEDADE CIVIL,formada pelo conjunto de organizações e instituições da sociedade organizada,integrada pelas diversas associações,clubes,instituições políticas,corporações,grupos ambientalistas,e tanyas outras outras organizações .
Essa inaceitável “discriminação” contra os militares significa o mesmo que dizer que TODOS os cidadão podem ter opinião opinião política e eleitoral,MENOS os militares,que “não são cidadãos”de primeira categoria,porém de “segunda”, e “nem integram a sociedade civil”.
Será que o Brasil passou a ter dois tipos de sociedades? A sociedade “civil” ,e a sociedade “militar”?
Por que o Ministro Fachin se volta exclusivamente contra um dos grupos admitidos pelo ex-Presidente do TSE,que Sua Exccelência sucedeu,Ministro Luis Roberto Barroso,para colaborar com a plena transparência das eleições de 2022 ? Todos os “outros” podem dar sugestões,”menos” os militares?
Que “implicância” exacerbada é essa?
Sérgio Alves de Oliveira
Advogado e Sociólogo
MAIS LIDAS
Haddad propõe que Banco Central fiscalize fundos de investimentos
Poucas lesões e monitoramento: como o departamento médico do Flamengo inicia 2026
Agronegócio bate recorde histórico com US$ 169 bilhões em exportações em 2025
Como o Brasil se tornou em 2025 no maior produtor de carne bovina do mundo
Master: Fachin antecipa volta a Brasília para gerenciar crise no STF
O CONTRAPONTO
Sérgio Alves de Oliveira