Números de mortos sobem para 44 em rompimento de barragem na Quênia

11 de maio de 2018 577

O número de mortos por conta da represa que se rompeu na última quarta-feira, no sudoeste do Quênia, subiu para 44 e as operações de resgate ainda seguem em andamento, segundo as autoridades locais. Outras 40 pessoas ainda estão desaparecidas e há centenas de famílias desabrigadas.

“O número de mortos subiu para 44. Até agora, 40 pessoas foram dadas como desaparecidas”, disse o governador do condado de Nakuru (onde está localizada a represa), Lee Kinyanjui, em entrevista coletiva no final da noite de quinta-feira.

Como precaução, o governo queniano começou a drenar uma segunda barragem para evitar seu colpaso.

No entanto, alguns veículos de imprensa quenianos, citando fontes do governo, falam em até 48 mortos e afirmam que o número poderia chegar a uma centena. A imprensa local também diz que 2,5 mil moradores ficaram desabrigados pelo desastre do reservatório Patel, na região de Solai, que veio depois de meses de fortes chuvas no país.

A represa desmoronou por volta das 21h (hora local) de quarta-feira e a água inundou uma área predominantemente agrícola que serve para cultivar um dos principais produtos de exportação do Quênia, as flores, e onde também há zonas residenciais.

Os 70 milhões de litros de água que continha o reservatório destruíram grande parte de duas cidades de Solai, incluindo um shopping, uma escola de ensino médio e uma faculdade.

O proprietário da represa segue sem pronunciar, e também ainda não há informações sobre as investigações.

 

 Foto: AP Photo