‘O Brasil precisa de um choque de Iluminismo’, afirma Barroso
Do Globo:
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), defende um “choque de Iluminismo” no Brasil, para que a razão e a ciência sejam mais valorizadas no combate à pandemia do coronavírus e reclama da falta de “maturidade política” para se evitar confrontos.
Prestes a assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 25 de maio, Barroso defende que sejam tomadas providências para evitar aglomeração nas votações. Ele sugere que a votação seja dividida em dois dias, com horários específicos para comparecimento à urna, por faixas etárias.(…)
Há um problema de liderança no Brasil para conduzir a crise? Acho que nós estamos com um déficit de coordenação, de uniformização de discursos e de construção de consensos, certamente. E há uma dimensão institucional. As crises em geral põem pressão nas relações entre os Poderes, como nós temos assistido. Isso não é uma crise institucional, mas há maior tensão entre os Poderes em razão da crise.
O mundo precisa e o Brasil precisa de um choque de Iluminismo, um choque de inteligência emocional e de maturidade política. Iluminismo para valorizar a razão e a ciência; inteligência emocional para escapar de reações passionais e não construtivas; e maturidade política para sermos capazes de construir consensos e evitar confrontos.