'O desenvolvimento da China depende do mundo, e a prosperidade do mundo necessita da China', diz Xi Jinping

12 de novembro de 2020 66

247 - O Presidente da China, Xi Jinping, voltou a defender na terça-feira a cooperação internacional como base para o desenvolvimento no mundo. COnheça os principais pontos do pronunciamento, sistematizados pelo Diário do Povo.

 

- A história comprovou e comprovará que a amizade é preferível à criação de fossos entre nações vizinhas; a cooperação de benefício recíproco substituirá os jogos de soma zero; o multilateralismo vencerá o unilateralismo

- A Organização de Cooperação de Shanghai deve divulgar o “espírito de Shanghai” e aprofundar a colaboração e a unidade, de modo a dar um maior contributo à estabilidade e ao desenvolvimento dos países na região, e possibilitar mais avanços rumo ao estabelecimento de uma comunidade de futuro compartilhado.

-A China aderiu à vacina “Covax” e está disposta a considerar as necessidades de vacinação dos Estados membros da organização, de modo a garantir a proteção da segurança das vidas dos seus povos.

-A China se opõe firmemente à interferência de entidades alheias nos assuntos internos dos estados membros, independentemente do motivo.

- O desenvolvimento comum é o desenvolvimento real. O desenvolvimento sustentável é o bom desenvolvimento.

- As civilizações não se distinguem por suas qualidades, mas sim por suas características.

- Devemos aprender com a história e praticar o multilateralismo, aperfeiçoar a governança global e salvaguardar a ordem internacional.

- O desenvolvimento da China depende do mundo, enquanto que a prosperidade do mundo necessita da China.

- A China seguirá resolutamente a sua estratégia de abertura com base no benefício recíproco, se expondo ao ímpeto global, e permitindo que o seu próprio desenvolvimento beneficie o resto do mundo.

- Devemos apostar no reforço da cooperação no combate à pandemia, de modo a implementar uma comunidade de saúde; salvaguardar a estabilidade para implementar uma comunidade de segurança; aprofundar a cooperação pragmática para implementar uma comunidade de desenvolvimento, e promover a interconexão humana em benefício de comunidade de intercâmbio interpessoal.