O dia de todos os sambas e o encontro dos sambistas
5 de dezembro de 2017
961
O final da semana que passou, em especial sábado dia 2, foi dos melhores em se tratando de lazer. Participamos de dois grandes eventos.
*******
O primeiro, foi a festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba, que a Funcultural promoveu no Calçadão Manelão com a presença dos compositores que fazem parte do Projeto “Quintal do Zeca Pagodinho” Marquinho PQD, Brasil do Quintal e Juninho Thibau esse último, sobrinho do Zeca Pagodinho.
********
Ha muito tempo e põe muito tempo nisso, o Dia do Samba foi tão festejado como foi sábado passado 02 de dezembro, em Porto Velho. O Calçadão Manelão talvez, só tenha recebido tanta gente, na festa do Baile Municipal.
********
Basta lembrar, que muito antes do show chegar ao fim, já não tinha refrigerante, água mineral e principalmente cerveja. Os vendedores saíram do Mercado Cultural com o sorriso da largura da cara. Acabou até a Pipoca. Não foi brincadeira não!
********
Sucesso total. O Eudes da Funcultural que estava escalado para ser um dos coordenadores da prefeitura no show da Joelma, estava tão empolgado com o sucesso do show pelo Dia do Samba, que chegou a dizer que, caso o samba demorasse a acabar, não iria ao Parque da Cidade. Terminou indo, porque o samba parou as 23 horas e o show da Joelma começou meia noite.
*******
Aliás, esse foi outro evento que levou muita gente. O Parque da Cidade ficou pequeno para tanta gente que foi assistir o show da Rainha da Amazônia Joelma. Como já disse, a festa pelo Dia do Samba terminou aproximadamente as 23 horas e então junto com minha “nega” Ana Célia fui ver como estava a movimentação no Parque da Cidade, para nossa surpresa, o show da Joel começou exatamente na hora que chegamos e aí foi só festa. Ainda mais, que conseguimos como imprensa, ficar na área bem pertinho do Palco onde a loira se apresentava.
*******
Nunca vi tanta energia como a da cantora paraense. Daqui a pouco a turma de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas começou a ficar agitada. Era um dos integrantes do “Vai Lá Sabido” que descobriu, que o guitarrista da banda da Joelma é muito parecido como Ximbinha. “Olha lá, só falta aquela mecha de cabelo claro pra ficar igualzinho”, comentava o humorista. Realmente o cara parece demais com o ex da cantora.
*******
Como a maioria dos repórteres estava mesmo era a fim de curtir o show e não de registrá-lo como matéria. Acho que empolgado com a possibilidade de estar a poucos metros da cantora, um repórter resolveu gravar, para talvez, divulgar no programa de TV do qual participa.
*******
Ajeitou o cabelo o crachá que recebeu da produção do espetáculo, se posicionou bem em frente ao palco e pediu para sua secretária filmar via celular, a “passagem” e então começou: “Estamos falando direto do Parque da Cidade onde está acontecendo neste momento o Show da Rainha do Acarajé. Uma repórter fotográfica, que estava perto do rapaz, não aguentou o “RAINHA DO ACARAJÉ” e quase prejudica a apresentação da Joelma com sua gargalhada acintosa. Ela olhava pro repórter, apontava e dizia rindo: “Rainha do ACARAJÉ”.
********
Essa gafe ganhou até da jovem que quase no finalzinho do espetáculo, conseguiu driblar o segurança de palco, subiu e se abraçou com a cantora. Nem a Bailarina da Praça que estava presente no mesmo ambiente dos jornalistas se atreveu a subir no palco.
*******
O certo, é que a Joelma continua sendo a Rainha quando o assunto e o ritmo do Pará. Parabéns a RedeTV/RO pela belíssima festa de aniversário.
*******
Voltando ao samba. Só o que faltou na festa promovida pela Funcultural em homenagem ao dia do Samba, foi a presença das nossas escolas de samba. Nenhuma se fez representar. A exceção foi o Asfaltão, até porque, o Samba Autoral é coordenado pela sua diretoria, as demais nem seu souza!
Voltando ao samba. Só o que faltou na festa promovida pela Funcultural em homenagem ao dia do Samba, foi a presença das nossas escolas de samba. Nenhuma se fez representar. A exceção foi o Asfaltão, até porque, o Samba Autoral é coordenado pela sua diretoria, as demais nem seu souza!
.gif)
O dia de todos os sambas
e o encontro dos sambistas
O dia Nacional do Samba 2 de dezembro, foi festejado em Porto Velho com grande pompa, na tarde/noite de sábado passado, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.
Os sambistas que marcaram presença na festa, foram unânimes em afirmar, que foi a melhor comemoração dos últimos anos do Dia do Samba na capital rondoniense. Com a apresentação do Projeto “Samba Autoral” coordenado pela escola de samba Asfaltão, as comemorações começaram por volta das 17 horas, com o Calçadão contando com a presença de grande público. “Isso aqui, é a prova, de que basta o mínimo de apoio para nossos sambistas mostrarem que são capazes de realizar grandes apresentações”, disse o vendedor de bugigangas Agnaldo Rebouças. O articulista cultural Antônio Serpa do Amaral – Basinho aproveitou para registrar em vídeo o encontro dos melhores sambistas de Rondônia com os compositores representantes do Quintal do Zeca Pagodinho Marquinho PQD, Brasil do Quintal e Juninho Thibau, “É um momento ímpar esse que estamos presenciando”, disse. Vários cariocas residentes em Porto Velho aproveitaram a presença dos sambistas do Rio de Janeiro, para matar a saudade de suas origens musicais.
A festa foi uma ação da prefeitura de Porto Velho através da Funcultural que tem a frente o museólogo Antônio Ocampo Fernandes, que empolgado com a presença do público, anunciou em seu discurso, que “No próximo ano, vamos investir mais na festa”.
O homenageado da noite foi o saudoso compositor, mestre-sala e intérprete de samba enredo Sebastião Araújo da Silva – Baba cuja família, foi agraciada com uma placa, em agradecimento, por tudo que o Baba representa para o samba da capital de Rondônia.
Beto Cezar o sambista que sugeriu à Funcultural a realização do evento, se disse agradecido à prefeitura pelo apoio dado para que o dia Nacional do Samba, fosse comemorado com tamanho sucesso. “Só tenho a dizer,
muito obrigado”.
Além dos compositores do Samba Autoral a mesa contou também, com os compositores Sílvio Santos, Bainha e Torrado de Porto Velho que cantaram junto com os sambistas cariocas. “Obrigado Porto Velho por nos ter dado o prazer de festejar com os sambistas locais o Dia do Samba. É muita felicidade”, agradeceu Marquinho PQD em nome de seus parceiros Brasil e Thibau.
MAIS LIDAS
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (8/10) para seu signo
ENTRETENIMENTO
8 de outubro de 2025
Banqueiros recebem reunião de Trump e Lula com alívio e veem menor ‘risco Magnitsky’
ECONOMIA
24 de setembro de 2025
Quem é o deputado que defende a separação do Brasil em duas partes
POLÍTICA
24 de setembro de 2025
CCJ da Câmara ouve Carla Zambelli em processo de cassação de mandato
POLÍTICA
24 de setembro de 2025
Empresário da Farra do INSS usou fintech e doleiro ligados ao PCC
POLÍTICA
24 de setembro de 2025

LENHA NA FOGUEIRA (ZEKATRACA)
Colaborador do Que Notícias, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com