O exemplo da Praça T-25
Considerada uma das praça mais bonitas de Goiânia, a Praça T-25, localizada no Setor Bueno, faz parte de um projeto idealizado pela comunidade local. Que em busca de mais lazer e interação, entre os moradores da região, criaram uma associação, tendo como finalidade ser uma ferramenta de conscientização dos moradores da praça e adjacências sobre a importância do logradouro.
Em entrevista à reportagem do Diário da Manhã o atual presidente da Associação dos Moradores da Praça T-25 e Adjacências, Jone Marcos Melo Costa, fala sobre o sucesso do projeto e a importância de se estender a ideia a outros logradouros em Goiânia. Ele explica que o sucesso do projeto de revitalização da praça é resultado do empenho de todos na consolidação de ações efetivas de recriação.
“Temos uma política de manutenção do lugar. A associação dar suporte na prevenção e manutenção do logradouro público, atuamos nos pequenos detalhes. Além disso, nós fornecemos sacos de lixo para recolher as fezes dos animais domésticos, a cada vinte dias lavamos a praça, realizamos a manutenção da fonte, do parque em geral. Dessa forma desenvolvemos uma parceria com a prefeitura na manutenção do lugar”, explica Jone.
Ele descreve que para suprir a associação ficou acertado que a contribuição dos moradores seria feita de forma espontânea, logo, os próprios moradores e síndicos se incumbem de recolher de cada morador em seus prédios uma taxa, na contrapartida a associação fornece um recibo e presta contas mensais da arrecadação e despesas.
A arrecadação da contribuição dos moradores, observa Jone, é convertida em melhorias para o lugar. “É feita uma lista de reivindicações como: lavagem constante da praça, placas educativas com os nomes das espécies vegetais ali existentes, poda da grama e inseticida contra pragas, instalação de lixeiras e de iluminação baixa nos canteiros, maior segurança à praça, revisão do sistema de irrigação, impermeabilização do chafariz, dentre outras necessidades”.
Otimista, Jone destaca a importância de conservar e cobrar do poder público melhorias para esses espaços de interação social. “Estamos expandindo o projeto dando suporte a outras associações que desejam implantá-lo. Começamos na praça T19 (Praça do Ipê), no Setor Bueno. O que falta no Brasil é as pessoas se interessarem pelos logradouros públicos e com isso conservar e cobrar dos gestores. Esperamos que outros bairros tenham como referência nossa iniciativa e implante o projeto em suas praças”.
O local conta ainda com uma parceria firmada com o DM chamada Ler para Sabe onde foi criado dois pontos de leitura do jornal na praça. “o jornal fica preso em um cabo de aço e as pessoas têm acesso para ler. Essa é uma iniciativa que promove a integração da população com o serviço público em que as pessoas, com o projeto na praça, compartilham de momentos em família usufruindo do serviço público”, avalia.
Fora essas atividades, a Associação dos Moradores da Praça T-25 e Adjacências promove ainda eventos como o carnamerim em que as crianças se divertem.ação que se estende a toda a família.