O flagrante de Pezão

15 de novembro de 2017 850

Luiz Fernando Pezão indicou Edson Albertassi, que só tem o ensino médio, para o TCE, como você leu aqui.

O Globo informa que a Cadeia Velha foi deflagrada hoje justamente por causa dessa manobra para conceder-lhe foro privilegiado.

“A polêmica indicação do deputado Edson Albertassi (PMDB-RJ) para a vaga de conselheiro aberta no TCE-RJ precipitou a operação Cadeia Velha, inicialmente prevista para o fim do mês.

Como conselheiro de tribunal de contas tem foro especial por prerrogativa de função, Edson Albertassi, uma vez nomeado, teria de ser julgado pelo STJ. Esta manobra levaria toda a operação para a estaca zero, porque retiraria a competência do desembargador Abel Gomes, do TRF-2, para deferir as medidas cautelares que ensejaram as ações de hoje, como prisões e buscas.”

O Rio é um lugar pequeno

Jair Bolsonaro presenciou o momento em que a Polícia Federal conduzia Jorge Picciani no desembarque do aeroporto do Rio.

Juízes nomeados

O doleiro Álvaro Novis, que operava para a Odebrecht, delatou a “caixinha da Fetranspor”, o esquema de propinas comandado por Sérgio Cabral, Jorge Picciani e Jacob Barata Filho, aquele que foi solto por Gilmar Mendes.

Além disso, segundo O Globo, “8 mil e-mails interceptados nas quebras de sigilos telemáticos dos envolvidos ajudaram a revelar a rede de relações entre empresários, parlamentares e assessores, incluindo até a nomeação de juízes”.