O PT FAZ IGUAL AO POLÍTICO QUE ROUBA MAS FAZ,”HEIN”, GLEISI HOFFMAN?
Talvez supondo que o eleitorado do “encantador de jumentos”,e “deus’ do PT,chamado Lula da Silva,seja o grande atrativo dos ladrões,que já o teriam escolhido por dois mandatos consecutivos (de 2003 a 2010),a presidente”a” do PT acaba de lançar a nova bandeira eleitoral de Lula,no sentido de que roubar do erário não é ”pecado”.
Na verdade não impressiona que no passado já tivesse político “famoso” em todo o país,principalmente na Região Nordeste (os “coroné”...),e no Estado de São Paulo,onde eram mais salientes,que além de não esconderem a própria qualidade de corruptos,ainda se orgulhavam dessa “qualidade”,alegando que esses “requisitos” eram os alicerces de todas as grandes obras públicas que faziam. Trocando em miúdos:”roubavam mas faziam”. Essa foi “marca” especial do ex-Governador de São Paulo,Ademar de Barros,que deixou “sucessores” para ninguém botar defeito,alguns deles ainda protagonizando a política brasileira.
Mas essa estratégia política da president”a” do PT talvez tenha olvidado que alguma coisa pode ter mudado no Brasil,tanto que o povo,”intoxicado” de tanta corrupção na “era” PT,onde alguns garantem que “eles” tenham roubado mais de 10 trilhões de reais,acabou elegendo a bandeira anti-corrupção, e anti-PT ,em outubro de 2018,representada pela chapa do “capitão” Jair Bolsonaro.
Se porventura procedente a afirmação do filósofo francês Joseph-Marie de Maistre,no sentido de que “o povo tem o governo que merece”,lamentavelmente a conclusão só poderá ser a de que não existe governo corrupto sem ter por trás um povo igualmente corrupto que lhe dê guarida,e que a “consumação” dessa virtual “potencialidade” (de corrupto) somente estaria condicionada a uma posição favorável na “hierarquia” da corrupção.
Nessas condições,não há como se admitir a existência de um governo corrupto emerso de um povo honesto e trabalhador,e também não seria admissível ver um governo honesto saído de um povo potencialmente corrupto.O “normal” sempre vai ser a “coerência” entre o povo e o governo. Ambos honestos ou corruptos.
Dou-lhes um exemplo de governo e povo igualmente corruptos. Foi na Grécia Antiga,durante a “era sofista”. Hábeis manipuladores do pensamento,os sofistas ascenderam ao poder político e estabeleceram uma sociedade onde reinou a total corrupção dos valores,com ao valores meios tomando indevidamente o lugar dos valores fins,e os valores fins o lugar dos valores meios, os valores negativos roubando o lugar dos valores positivos,e vice-versa. Nessa sociedade pervertida nos seus costumes estabeleceram um código penal onde o maior de todos os “crimes” era falar a verdade,mais grave que matar,roubar e estuprar.
O filósofo Sócrates,que surgiu para combater os sofistas,foi condenado à morte,bebendo o veneno “sicuta”,por recusar-se a abdicar das suas verdades.
São por esses motivos que as eleições presidenciais brasileiras de outubro de 2022 repercutirão para o mundo se por aqui existe um povo honesto e trabalhador,ou um povo corrupto,que elegeria um governo também “confessadamente” corrupto,sujeitando-se à “peste” política que contaminou e infelicitou a Grécia sofista.
Sérgio Alves de Oliveira
Advogado e Sociólogo
MAIS LIDAS
Cármen, Kassio e Toffoli serão "fiéis da balança" em sessão sobre Moraes
Nome de operação da PF contra Lulinha incomoda entorno de Lula
Os nomes do PT que correm por fora para suceder Lula
O CONTRAPONTO
Sérgio Alves de Oliveira