O que é o tremor essencial, doença que afeta Caetano Veloso e Djavan

12 de agosto de 2022 309

Em live realizada com os filhos, em 2020, espectadores da apresentação notaram que o cantor e compositor Caetano Veloso tremia os dedos enquanto tocava o violão, a partir daí surgiram especulações sobre o que se passava com o artista. 

Diante da repercussão e especulação de que talvez Caetano Veloso estivesse com mal de Parkinson, foi revelado que não, na verdade o compositor sofre de tremor essencial, um tipo de transtorno considerado como um dos mais comum do mundo.

Além de Caetano Veloso, outro artista importante da música brasileira que sofre de tremor essencial é o cantor Djavan, fato revelado em entrevista ao jornal O Globo. 

"Tive tremor essencial, fui medicado e estou curado. Alguns têm nas mãos, outros nas pernas. Eu tive na cabeça. Era complicado porque você aparece e aquilo já vem à tona, dá para ver de cara. E é emocional. Se você está preocupado, se acentua. É uma disfunção provocada pela carência de sono. Quanto menos você dorme, mais propensão ao tremor essencial você têm. Nunca fui o sujeito que mais dormiu na vida. Estou melhor agora", disse Djavan ao O Globo. 

O que é o tremor essencial 

Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, tremor essencial é um distúrbio neurológico do movimento que, na maioria dos casos, afeta as mãos, mas também pode afetar a cabeça, a voz e as pernas. 

Assim como ocorreu com Caetano Veloso e Djavan, muitas vezes o tremor essencial é confundido com a Doença de Parkinson. 

A Academia Brasileira de Neurologia também destaca que não se trata de uma doença fatal, mas que prejudica a qualidade de vida, pois, as pessoas afetadas pelo tremor essencial passam a ter dificuldades com tarefas comuns do dia a dia, tais como o ato de segurar uma xícara, um talher, digitar, escrever à mão e também pode ter a capacidade de dirigir afetada. 

A principal característica deste distúrbio neurológico é um tremor rítmico que ocorre durante um movimento voluntário como, por exemplo, levar um copo de água à boca ou manter uma posição por tempo prolongado, por exemplo, deixar a mão ou o braço esticado ou levantado. 

 

Sintomas 

 

O sintoma mais comum é o tremor, mas em pessoas com idade avançada podem apresentar outras características, tais como a perda de coordenação, equilíbrio e, em casos mais graves, perda de audição, que é associada ao distúrbio.

As manifestações do tremor essencial diminuem ou somem por completo quando a pessoa afetada repousa. No entanto, eles podem voltar quando o paciente se movimenta, está agitado ou quando passa por situações de muito nervoso ou ansiedade. 

Porém, a Academia Brasileira de Neurologia destaca que não se trata de uma doença degenerativa progressiva, como é o caso do Parkinson, em que os tremores pioram conforme a idade do paciente avança. 

 

Tratamento 

 

Não há cura para o tremor essencial, mas existem opções de tratamento com medicamentos que melhoram a condição de vida das pessoas afetadas. 

Quando o tratamento à base de remédios não se mostra eficaz para combater o tremor essencial e seus efeitos colaterais, há outras alternativas, como injeções de toxina botulínica (Botox) em alguns nervos. 

Também é indicado a realização de fisioterapia, que podem ajudar o paciente a conviver melhor com o tremor essencial. 

Há também uma cirurgia que destrói o tecido cerebral na região do cérebro que produz os tremores. Tal procedimento é chamado de Talamotomia e, segundo o guia do Ministério da Saúde, tem se mostrado efetivo em reduzir o tremor em alguns pacientes, porém, alertam que há risco de possíveis complicações que incluem problemas na fala, no equilíbrio e certa dormência. 

Outro método de tratamento para o tremor essencial, é a Terapia de Estimulação Cerebral Profunda, intervenção cirúrgica que pode diminuir a gravidade do tremor nos braços e nas mãos. Nesse caso, um dispositivo médico, parecido com um marca-passo, é implantado para criar uma estimulação elétrica em regiões precisamente específicas do cérebro, bloqueando os sinais que causam as manifestações do tremor essencial.

Com informações d'O Globo, Academia Brasileira de Neurologia e Ministério da Saúde. 

Fonte: REVISTA FÓRUM/MARCELO Hailer